ENSINO FUNDAMENTAL II

O Visconde Partido ao Meio
Alunos do 8º ano recriam fragmentos do livro de Ítalo Calvino em quadrinhos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de setembro de 2021.

A atividade interdisciplinar das áreas de Estudos Linguísticos e Literários, Geografia, História e Produção de texto começou durante a Feira do Livro e contou com uma palestra da professora Roberta Barni*, resultando em uma coletânea de trabalhos repleta de criatividade.

Instigados pelas desafiadoras reflexões que a leitura desperta, os alunos se valeram do tema do homem contemporâneo dividido e incompleto para comporem suas histórias em quadrinhos.

Os trabalhos também acrescentaram dobraduras de duplo sentido inspiradas nas contracapas da revista MAD**, um ícone da cultura pop e que deixou de ser publicada em 2018.

A atividade relacionou diferentes linguagens e múltiplas habilidades para a resolução de soluções e desenvolvimento das HQs.

Acesse os trabalhos produzido por nossos alunos em:
8ºA – https://read.bookcreator.com/library/-McP5Xrt_PsrLoGf026w

8ºB – https://read.bookcreator.com/library/-McP5aQgM8xeIiuJCVJL

8ºC – https://read.bookcreator.com/library/-McP5fpqFVBTAfdNWzHW

8ºD – https://read.bookcreator.com/library/-McP5j-TA8lbwxSWcv6s

Professores orientadores: André Côrtes de Oliveira, Helio Ponciano da Silva e Marco Antonio Augusto

*Roberta Barni – Graduada em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, especialista em Tradução-Italiano pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1995). Mestre em Letras, na área de Língua e Literatura Italiana, doutora em Linguística, na área de Semiótica e Linguística Geral Tradutologia. Realizou pós-doutorado em Teoria Literária e Italianística, na Universidade de Bologna. Atualmente é professora doutora de Literatura Italiana do Departamento de Letras Modernas (DLM) da FFLCH-USP.

**MAD – Revista norte-americana de humor satírico fundada pelo empresário William Gaines e pelo editor Harvey Kurtzman em 1952. Símbolo da cultura pop, a revista teve sua última edição em 2018. A Mad teve sua história no Brasil, tendo sido publicada pela Editora Vecchi, sob o comando do cartunista Ota (Otacílio D’Assunção), desde 1974. Entre 1952 e 2018, foram 550 números, 22 edições internacionais e milhares de charges, tiras, humor ácido e irreverência. Ao longo de 67 anos, a revista Mad foi um ícone do humor norte-americano e mundial.