Cervantíada 2018 do Ensino Fundamental
Evento promove valores de conduta ética esportiva

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 20 de outubro de 2018.

A Cervantíada do Ensino Fundamental, celebrada em 19 e 20 de outubro, mais uma vez, reuniu os alunos em uma grande festa esportiva. Além das datas oficiais, as atividades da Cervantíada permearam as aulas do mês de outubro com temas relacionados aos valores esportivos de respeito e ética. Os alunos do 2º ano desenvolveram o tradicional almanaque da Cervantíada e realizaram a eleição da mascote, produzida por eles nas aulas de arte, e a produção de textos relativos às regras dos jogos e à conduta esportiva.

As atividades esportivas da Cervantíada tiveram início em 19 de outubro. As equipes verde, vermelha, amarela, azul e laranja ocuparam todo o complexo esportivo do Colégio com entusiasmo e alegria.

A cerimônia de abertura dos jogos, que ocorreu no sábado, dia 20, começou com as boas-vindas do chefe do Departamento de Educação Física, Eduardo Monfort, e a apresentação do desfile das delegações. Na sequência, foram hasteadas as bandeiras, pelos representantes da comunidade cervantina professor José Fernandez López, professora Georgina Machado, assistente de secretaria da direção, Natividade Rubio Fernández, e o motorista, José Ferreira dos Santos.

A chama olímpica foi trazida pelos alunos Rafael Delalibera de Toledo e Isabela Sagae, do 5º ano EF e  Gustavo Abou Samra Martins Dias e Carolina Mitev Sanches Mesquita Martins, do 9º ano. Para acender a pira olímpica, foram convidados os alunos que receberam o Prêmio Fair Play na Cervantíada do Ensino Médio, Felipe Carolo Poladian e Camila Ribeiro Labate.

Pela atitude esportiva exemplar e dedicação às atividades na disciplina de Educação Física, a aluna Carolina Ugolini San Martin foi convidada a ler o juramento do atleta: “Juro participar dos jogos da Cervantíada 2018 com lealdade, empenho e espírito esportivo, respeitando meus adversários, árbitros, normas e regras”.

A diretora-geral, Lourdes Ballesteros, anunciou a abertura oficial dos jogos e agradeceu a participação dos alunos e familiares, ressaltando a relevância dos valores esportivos de respeito, tolerância, determinação e, sobretudo, amizade.  Em seguida, pediu aos alunos que, ao longo do dia, seguissem o exemplo dos colegas do Prêmio Fair Play do Ensino Médio, Felipe e Camila.

Durante todo o dia, os alunos do Ensino Fundamental I participaram de jogos semicooperativos, os quais visam a estimular e motivar a prática esportiva, sem ênfase na competição. Ao final dos jogos, todos os alunos são premiados. Os alunos do Fundamental II realizaram competições interclasses nas modalidades futebol, vôlei, handebol, futebol, dodgesket, dodgeball e basquete. Além disso, a exemplo da Cervantíada do Ensino Médio, os alunos concorreram ao prêmio Fair Play, que estimula a ética e a boa prática esportiva.

O evento contou com uma ação do projeto “Amigos com patas, adote essa ideia!”, elaborado pelos alunos do curso de voluntariado Quixotes Solidários. Eles organizaram uma feira de adoção com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar e estimular a adoção de animais de estimação, em detrimento de seu comércio.