INSTITUCIONAL

I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil
De 15 a 17 de novembro, evento reuniu mais de 130 participantes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de novembro de 2019.

O Colégio Miguel de Cervantes foi sede do I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil, evento realizado pela Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasil, pela Rede PEA UNESCO do Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo.

No evento houve participação de estudantes de escolas públicas e privadas de mais 10 estados do Brasil, além de alunos do Centro Cultural y Educativo Español Reyes Católicos de Bogotá, da Colômbia.

Na cerimônia de abertura, a mesa solene estava composta pelo conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Pedro Cortegoso, pela diretora geral do Colégio Miguel de Cervantes, Lourdes Ballesteros, pela coordenadora nacional da Rede PEA UNESCO do Brasil, Myriam Tricate, pelo superintendente do IPHAN em São Paulo, Ronaldo Cunha Ruiz, pelo diretor do Departamento dos Museus Municipais de São Paulo, Marcos Cartum, e pela supervisora de projeto da Organização dos Estados Ibero-Americanos, Sandra Rejane Sérgio.

O embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, enviou um vídeo dando as boas-vindas a todos os participantes e parabenizando à organização pela iniciativa.

A diversificada programação contemplou palestras, atividades de integração, e numerosas oficinas sobre Patrimônio Cultural Imaterial, a saber, flamenco, dieta mediterrânea e cozinha quilombola, capoeira, samba de roda, jongo, entre outras. Também foram realizadas visitas ao Museu Afro Brasil, ao Museu da Cidade, ao Solar da Marquesa de Santos e ao Farol Santander. Nas horas livres, os participantes vivenciaram momentos de confraternização e troca de experiências.

Ao final das atividades do 1º dia foi inaugurada a exposição “Patrimônio Cultural Imaterial: sentido e responsabilidade” que reuniu 40 imagens sobre o patrimônio do Brasil e da Espanha.

No último dia, os estudantes, divididos em grupos, elaboraram um grande mapa com referências culturais, uma Fórumpedia com os principais termos aprendidos e uma carta para os estudantes da Rede PEA UNESCO do mundo em prol de uma aliança juvenil pelo patrimônio mundial. Os resultados das oficinas foram divididos com todo o grupo.

O Fórum contou com o apoio do Ministério de Cultura e Esporte da Espanha, da representação da UNESCO no Brasil, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), entre outros.

Saiba mais na página oficial do Fórum: http://www.peaunesco.com.br/forumespanhabrasil/default.asp