Dia da Integração da Comunidade Cervantina
Em 19 de fevereiro, evento promove aproximação entre famílias novas e comunidade escolar

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 20 de fevereiro de 2017.

O Dia da Integração da Comunidade Cervantina 2017 começou com a recepção às famílias novas em um café da manhã de boas-vindas com a direção e toda a equipe escolar. Após o café, as famílias seguiram o cortejo musical dos alunos de musicalização do projeto Cervantes Solidário*, que percorreu o Colégio convidando todos para participarem das atividades planejadas.

No campo, a matroginástica, modalidade que valoriza a atividade física entre a família, animou a todos e aqueceu o público. Na quadra interna do ginásio poliesportivo, o circuito Educação para o Trânsito e a oficina Aprender a Pedalar, organizados pelo Departamento de Educação Física do colégio, orientou os pequenos sobre o uso correto e seguro da bicicleta.


Fotos: Silvio Luiz Canella / MOntagem Fabio Corrêa Altafim

Na área externa, as famílias puderam vivenciar as brincadeiras populares infantis, tais como pular corda, pular elástico, peteca, entre outras. Também testaram o equilíbrio no workshop de slackline e o gingado na capoeira. Na oficina de culinária criativa, aprenderam que cozinhar pode ser um momento divertido e gostoso de aprendizagem.

Giuliana Rovai, mãe do aluno João Rovai Henriques, do Infantil IB, acredita que o evento colabora para a inclusão da família na comunidade escolar. “A festa é um momento especial, pois é uma forma de conhecermos outras famílias do Colégio, mas é, principalmente, um momento em que as crianças percebem que os pais se interessam pela vida escolar delas e que estão inseridos no ambiente escolar”, afirma Giuliana.

Augusto Lange Vieira e Juliana Battaglia Vieira, pais do Otávio Battaglia Vieira, do 6ºC, e do Fernando Battaglia Vieira, do 4ºD, acreditam que o evento é um momento significativo para as crianças. “Achamos essa iniciativa muito interessante, pois as crianças querem apresentar para a gente o espaço onde elas brincam, estudam e convivem, o que é muito positivo, além de ser um momento gostoso e uma boa opção para começar o fim de semana”.

Giorgia Borges de Carvalho e Francisco José Ritondaro, pais da Luiza Borges de Carvalho Ritondarodo, do 8ºD, e do Bruno Borges de Carvalho Ritondarodo, do 4º D, participaram pela primeira vez do evento e gostaram muito. “A Luiza entrou no Colégio no segundo semestre do ano passado e o Bruno está começando esse ano. Acredito que essa festa é muito legal porque conseguimos conhecer todos os profissionais do Colégio. A percepção que temos é que todos são muito acessíveis, desde a direção e coordenação até a professora deles. Estamos felizes com a estrutura e a filosofia da escola, principalmente por todo o acolhimento que demonstram com a gente, que começou na adaptação deles e se estendeu a essa festa de integração”, comenta Giorgia. “Estou muito feliz por eles estarem em uma escola de período semi-integral, porque a convivência com os professores e alunos e o tempo dedicado à escola promove uma formação mais completa e contribui para o crescimento deles como cidadãos”, conclui Francisco.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva / Montagem: Fabio Corrêa Alatafim

Saiba mais:
*Projeto Social Cervantes Solidário: https://www.cmc.com.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=5854