Projeto Social Cervantes Solidário inaugura Jardim Terapêutico no Hospital Infantil Darcy Vargas
Em 15 de fevereiro, jardim conta com diversidade de mais de 20 tipos de ervas aromáticas para uso culinário

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de fevereiro de 2017.

O Colégio Miguel de Cervantes, por meio de seu projeto social, o Cervantes Solidário, restaurou o Jardim Terapêutico do Hospital Infantil Darcy Vargas (HIDV), que tem o objetivo de promover oficinas para ensinar as famílias dos pequenos pacientes, que mantêm dietas sem adição de sal, a utilizar ervas como cheiro-verde, cebolinha, orégano, louro, manjericão e outros.

“A iniciativa, idealizada pela voluntária Mônica Mallart, do projeto Voluntárias Amarelinhas, do próprio hospital, demonstra alternativas de receitas saborosas com os temperos do jardim, a fim de proporcionar aos pacientes qualidade e prazer na alimentação, em especial às crianças que são portadoras de patologias renais e cardíacas”, explica Regina Elisa Bueno Galvão, coordenadora do projeto social Cervantes Solidário.


Fotos: Andrea Barão de Abreu / Montagem: Fabio Corrêa Altafim

Apoiada pelo diretor do hospital, Dr. Sérgio Antônio Bastos Sarrubbo, e pela presidente da Comissão de Humanização do HIDV, Tereza Cristina Gonçalves Sarmento Barros, o Colégio contribuiu com a sinalização e reorganização do paisagismo do jardim.

Para inaugurar o novo espaço, a Orquestra Praticatatum, que trabalha com crianças e jovens de mais de 28 comunidades da zona Oeste e com as crianças da Liga Solidária, apresentou uma emocionante interpretação de As quatro estações, do compositor Vivaldi.

Compareceram ao evento a diretora Lourdes Ballesteros, a administradora Silvia Santana Rizzi, a coordenadora do Cervantes Solidário, Regina Elisa Galvão Bueno, o Dr. Sérgio Antônio Bastos Sarrubbo, diretor do hospital, e Tereza Cristina Gonçalves Sarmento Barros, presidente da Comissão de Humanização, além de alguns jovens pacientes, seus acompanhantes, Voluntárias Amarelinhas e a equipe multidisciplinar do HIDV.