Feira do Livro 22 de maio
Primeiro dia da Feira recebe o escritor Fernando Reinach e o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Eduardo Salvatore.

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de maio de 2014.


Fernando Reinach fala de sua experiência como biólogo e escritor
O escritor conversou com os alunos sobre aspectos éticos e sociais das descobertas científicas

O autor de “A longa marcha dos grilos canibais e outras crônicas sobre a vida no planeta Terra”* conversou com os alunos do Ensino Médio sobre sua coletânea de crônicas que apresenta, de maneira descomplicada, descobertas científicas.

Fernando Reinach, especialista em biologia molecular e colunista do Estado de S. Paulo, afirma que escreve os textos para o jornal inspirando-se na estrutura dos trabalhos científicos. Seus textos apresentam o problema, descrevem a situação atual do conhecimento antes do que foi descoberto, detalham os métodos do experimento e a interpretação do resultado.

No livro, as crônicas bem humoradas são um deleite para jovens e adultos ávidos por conhecer os mistérios e curiosidades das ciências naturais e suas idiossincrasias, bem como a devastadora interferência da ação do homem no planeta.

Durante o bate-papo, o autor descreveu a trajetória que percorreu ao sair da Biologia e começar a escrever: “durante toda a minha vida, eu li artigos científicos e imaginava que seria uma boa ideia transformá-los em textos mais acessíveis ao público leigo”. Reinach aceitou o desafio de escrever crônicas semanais e reuniu algumas delas em seu livro.

Participaram do encontro o coordenador do departamento de atividades complementares e extracurriculares, professor Antonio Abello Rovai, e a coordenadora do departamento de Ciências Naturais do Colégio Miguel de Cervantes, professora Catia Maria Pucci.

*http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12872

Presidente do Instituto Brasil Solidário conversa com alunos
Colégio dá continuidade à campanha que arrecadou mais de 1200 livros em 2013

Na 2ª conferência do dia, o presidente do Instituto Brasil Solidário, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Luis Eduardo Salvatore, apresentou aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio a palestra O Brasil que quer ler.

Na apresentação, Salvatore mostrou o percurso do Instituto idealizado e criado por ele há 16 anos e que leva até regiões com baixo índice de desenvolvimento humano programas sociais preferencialmente nas áreas de educação e implanta nas escolas projetos de saúde, artes, meio ambiente, cultura e comunicação.

Mostrando imagens, números e vídeos, Luis provocou os alunos a refletirem sobre a realidade de regiões do Brasil em que as escolas estão em completo abandono.

A Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes em consonância com sua diretriz de estímulo à leitura está em parceria com o Instituto Brasil Solidário na arrecadação de livros com a campanha Leia um livro, doe um livro.*

*Nos dias 22 a 24 de maio, durante a nossa 31ª Feira do Livro, haverá um ponto de arrecadação de donativos e um stand onde os interessados poderão obter mais informações sobre as atividades do Instituto Brasil Solidário. No stand do instituto, haverá também uma mostra dos resultados de acervos arrecadados e já entregues.
Obs.: Os livros doados anteriormente para a barraca do “Sebo” do 3º ano de Ensino Médio que não forem vendidos durante a feira serão repassados ao IBS.

A cobertura completa e em tempo real da Feira do Livro pode ser acessada no site desenvolvido pelos alunos do 8º ano EF:
www.cmc.com.br/feiradolivro2014