Clube de Debates
Gênero: binário ou não-binário?

Data: 27 de setembro
Horário: 14h30min
Local: 3º andar do EM

A questão de gênero é fervorosamente discutida nos dias de hoje, trazendo várias opiniões divergentes a respeito. O debate que está implicitamente presente na sociedade gira em torno de tolerância, definições, existência de classificações e seus critérios.

A separação de gênero mais aceita no século XXI é a binária, na qual o indivíduo se identifica com o gênero masculino ou o feminino. Por outro lado, movimentos atuais questionam mais que nunca o conceito de binariedade, dando espaço a novas reflexões sobre identidade de gênero e consequentemente a perspectivas diversas que podem entrar em confronto.

Uma manifestação da questão tratada em um contexto mais próximo da nossa realidade é a divisão dos banheiros em “masculino” e “feminino”, suscitando discussões sobre a pertinência dessa divisão em ambientes públicos e instituições.

A partir das provocações acima, da coletânea apresentada e de seus conhecimentos prévios, esperamos que todos os participantes do debate consigam tirar proveito das discussões acerca desse tema tão importante e atual. Até quarta!

Textos informativos:

  • O Facebook reconhece 56 opções de gênero para seus usuários:
  • Mulher é sendo investigada por crime de ódio por “negar a transgeneridade” em um debate na Loyola Marymount University (em inglês)
  • Aluna transgênero relata que sofre preconceito em sua faculdade por usar o banheiro feminino:

Textos opinativos: