INSTITUCIONAL

Canguru de Matemática 2018
Em 17 de março, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio participaram da prova no Colégio Miguel de Cervantes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 19 de março de 2018.

Os alunos do Colégio Miguel de Cervantes participaram da competição internacional Canguru de Matemática, da qual estudantes de todo o mundo participam, aplicando conhecimentos de lógica em suas mais variadas abordagens.

Aberta para estudantes de 7 a 18 anos, a instigante competição colabora para que os participantes avaliem suas habilidades matemáticas. A prova é composta por 25 a 30 questões de múltipla escolha e deve ser realizada em no máximo 90 minutos. Os alunos a realizam na própria escola e com seus professores.

As questões são elaboradas com o objetivo de estimular o gosto pela matemática como uma atividade intelectual desafiadora, mostrando que ela é interessante, útil e divertida.  Aplicada no Brasil desde 2012, a cada ano ela cresce e se consolida. Em 2017, mais de 280 mil estudantes brasileiros fizeram as provas da Canguru. Neste ano, no Cervantes, 186 alunos realizaram a prova.

Para as alunas Beatriz Felicissimo Junqueira, Clara Maria de Souza Adamo e Fernanda Faria Gabrielli, do 6º B do Ensino Fundamental, participar da competição é muito interessante. “Eu já havia feito a prova no ano passado. Acho a experiência muito boa e muito adequada aos conteúdos que aprendemos em sala de aula”, comenta Beatriz. “Eu não gosto muito de matemática, mas gosto de participar da competição. Acho a prova da Canguru divertida e diferente, nela temos mais liberdade e não precisamos justificar tanto os resultados”, comenta Clara. “A prova é interessante porque temos que aplicar mais a lógica, e as aulas de matemática do Cervantes preparam muito bem os alunos para a competição”, conclui Fernanda.

A Canguru de Matemática acontece em mais de 50 países. Apesar de ser uma competição regulamentada em âmbito internacional, cada país tem liberdade de adequar a data, o tempo e até o tipo de premiação. No Brasil, cada escola recebe os resultados de seus estudantes e não há comparação entre escolas. Todos os anos, nos meses de outubro e novembro, são realizados encontros nos quais comissões de vários países se reúnem para montar as questões das provas.

Saiba mais: http://www.cangurudematematicabrasil.com.br/