INSTITUCIONAL

Festa Junina on-line
Evento virtual contou com a participação de pais e alunos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de julho de 2020.

No dia no dia 26 de julho, a Festa Junina on-line do Colégio Miguel de Cervantes foi repleta de animação e participação de toda a comunidade cervantina, que marcou presença no chat e acompanhou a festa do começo ao fim.

Em tempos de afastamento social, a alternativa, mesmo que virtual, manteve a tradição de um dos eventos mais esperados por alunos e ex-alunos do Colégio.

Com o mote “No Miguel de Cervantes vai ter Festa Junina, sim!”, a festa contou com música, quadrilhas, receitas de comidas típicas, brincadeiras e histórias de uma das festas mais expressivas da cultura brasileira e de similares em outras regiões do mundo.

Transmitida em tempo real no YouTube e Facebook, a apresentação ficou por conta dos departamentos de Atividades Extracurriculares, Comunicação, Educação Física e Música.

A festa começou com a abertura oficial dos diretores. A diretora Lourdes Ballesteros deu as boas-vindas a todos e parabenizou os alunos e as alunas pelo semestre atípico pelo qual todos passaram e trabalharam com muita dedicação. Lourdes disse acreditar que o próximo semestre será mais fácil e que, ao retornarem às aulas presenciais, os alunos serão surpreendidos com o novo campo e as novas instalações da área esportiva do Colégio. O diretor Moisés Domingues falou sobre a importância da festa e das memórias afetivas em torno dessa celebração que, neste ano, apesar de diferente, marca um momento de comunidade e de união.

O professor Antonio Abello apresentou a programação e ressaltou o engajamento das famílias, alunos e professores para que a festa acontecesse, ainda que no formato virtual.

A festa começou com uma mininovela em cinco capítulos preparada pelos professores de Educação Física e Música. A história narrou o surpreendente encontro de Luiz Gonzaga e Lampião e, em meio a muitas aventuras, apresentou música e informação sobre o folclore brasileiro, divertindo a todos.

A quadrilha virtual dos alunos do primeiro ciclo apresentou uma coreografia animada, mesmo com cada um na sua casa. Os alunos ensaiaram durante a semana nas aulas on-line e enviaram seus vídeos para montagem apresentada na festa. A retrospectiva, preparada pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio e apresentada pelas orientadoras Katia Pupo e Maria América, emocionou a todos.

O coordenador do Cervantes Solidário, Luciano Onça, apresentou o vídeo “Junho é mês de folia”, produzido pelos professores do Cervantes Solidário e os alunos do CCA São Matheus, no qual foram apresentados versos de cordel e uma história sobre a tradição oral nordestina.

Na festa, os vídeos dos festivais de receitas juninas e de música regional marcaram a presença de alunos e familiares. As gincanas propostas também animaram a festa e distribuíram prêmios.

Durante toda a semana que antecedeu a festa, a comunidade cervantina pôde encomendar delícias juninas de diversos fornecedores pertencentes à comunidade escolar.

Esperamos que em 2021 possamos novamente nos encontrar presencialmente para celebrar nossa festa.

Para assistir à Festa Junina 2020, acesse o canal do Colégio Miguel de Cervantes no You Tube: https://www.youtube.com/user/colegiocervantessp

Veja também as receitas juninas no IGTV do Colégio: @colegiomigueldecervantes