ENSINO MÉDIO

Projeto CineCults 

CineCultS – Cinema, cultura e sociedade analisa “Pájaros de Verano
Por: Antonio Fardo Neto, Lara Rangel, Nicolás de Skalon, Pietra Vedrossi, Rafael Fandiño e Rafael Padilla | 19 de setembro de 2019

No dia 3 de setembro, nós, alunas e alunos de 1º ano do Ensino Médio, integrantes do projeto intitulado CineCultS – Cinema, Cultura e Sociedade, participamos de uma saída pedagógica sob coordenação de Carolina Ferrucci Monção, professora de Geografia.

A experiência se deu no Espaço Itaú de Cinema Augusta, situado na Bela Vista, e nos proporcionou uma experiência diferente daquela à qual estamos acostumados. O processo de ir coletivamente a um espaço de cinema não direcionado aos “blockbusters hollywoodianos” e apreciar uma obra mais alternativa nos permite conhecer produções de menor visibilidade, mas com tanto ou maior valor artístico e social.

O filme escolhido, Pájaros de Verano (Pássaros de Verão), produzido por Ciro Guerra e Cristina Gallego, foi lançado no Brasil no dia 22 de agosto de 2019.

O enredo apresenta uma vila tradicional situada em um deserto colombiano, na qual o personagem Rapayet (Rafael, na língua castelhana) se apaixona pela filha de uma das famílias mais importantes desse pequeno povoado. No entanto, por ter se relacionado por muito tempo com pessoas estrangeiras à vila e acabar influenciado por uma cultura completamente diferente, não é bem aceito como pretendente. Exige-se dele um dote muito elevado, valor claramente inacessível para suas condições financeiras. Para conseguir dinheiro suficiente, ele se envolve com o mundo do tráfico internacional de drogas com ajuda de seu amigo, Moisés. A partir daí, as consequências se magnificam imprevisivelmente e se torna impossível fugir de todos os conflitos, contradições e violência que perpassam tal narrativa.

Recomendamos Pájaros de Verano para seu próximo final de semana.

Foto: Professora Carolina Ferrucci Monção