EXTRACURRICULAR

Documentário sobre tráfico de animais

Em 21 de novembro, Quijotes Solidarios receberam os responsáveis pelo documentário E agora? O Tráfico de Animais Silvestres no Brasil

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de novembro de 2018.

Os alunos do curso extra de voluntariado Quijotes Solidarios receberam o diretor Humberto Bassanelli, o produtor José Carlos Lage e o consultor Marcelo Pavlenco Rocha, fundador da organização não governamental SOS Fauna, principais responsáveis pelo documentário E agora? O Tráfico de Animais Silvestres no Brasil.

O encontro teve o objetivo de complementar as pesquisas realizadas durante o semestre e que resultarão em um documentário produzido pelos próprios alunos. Durante o bate-papo, os alunos assistiram a trechos do documentário, que foram seguidos de discussões a respeito de temas relacionados ao tráfico de animais silvestres.

Especialistas e alunos conversaram sobre a desinformação, condição de miséria e a necessidade que motiva pessoas em condição de vulnerabilidade social a capturar pássaros e animais para venda e complemento da renda familiar. A conversa também fez referência aos traficantes que se aproveitam dessa situação para lucrar com o comércio ilegal.

Marcelo e Humberto apresentaram a diferença entre as definições dos termos animais domésticos, silvestres e silvestres exóticos e explicaram que a legislação brasileira coíbe o mercado de animais silvestres por estes terem uma função no equilíbrio no ecossistema.

Ainda sobre o documentário, os alunos puderam discutir sobre os destinos dos animais apreendidos. Humberto e Marcelo explicaram que, devido ao estado em que se encontra a maioria dos animais resgatados, eles requerem cuidados e necessitam de um tempo para serem devolvidos à natureza, um sistema oneroso que muitas vezes inviabiliza a soltura de forma planejada.

Marcelo, que atua há 29 anos em investigações e batidas com a polícia em centros de tráfico recuperando animais, destacou que é necessário analisar o impacto ambiental da soltura, tanto na região quanto na população silvestre local. Para ele o maior desafio é a reintegração do animal na natureza, de forma que é importante um monitoramento desses animais.

Para Humberto, mais do que um rigor na lei e nas penas previstas para os traficantes e capturadores, a solução do problema está na conscientização e educação ambiental das pessoas. Nessa perspectiva, somente a educação pode estancar o comércio e salvar os animais do cativeiro.

Ele apresentou como uma das alternativas possíveis para minimizar os efeitos dessa ação predatória as iniciativas da ONG SOS Fauna, que é uma das principais entidades de resgate e recuperação de animais no país. Sediada em Juquitiba, na região da Grande São Paulo, a ONG atua principalmente no Estado, mas participa de operações em outras regiões. O documentário apresenta como exemplo a reintegração de dezenas de papagaios após cinco anos de cuidados e ambientação.