ENSINO FUNDAMENTAL II

Encerramento Projeto Adelita
Os alunos do 6º ano receberam os músicos Germán Rojas e Jara Arraes

No dia 22 de novembro, os alunos do 6º ano participaram do encerramento do Projeto Adelita, realizado no teatro do Colégio. Conheça a proposta no texto abaixo, de autoria da professora Lissette Moreira Gemignani.

A fábrica de serenatas, de Andrea Ferrari

“Adelita se llama la joven
A quien yo adoro y no la puedo olvidar
En el campo yo tengo esa rosa
Y con el tiempo la voy a cortar”

 (Canção folclórica mexicana)

Por: Lissette Moreira Gemignani | 23 de novembro de 2021.

Assim finalizamos a terceira leitura de Língua Espanhola: cantando com nossos alunos do 6º ano a música “Adelita”, que marcou toda uma geração de mulheres fortes, batizadas por serem ícones da Revolução Mexicana. Elas foram imortalizadas não apenas por suas saias e chapéus, mas por servirem como soldados, enfermeiras, cozinheiras e assistentes de grupos militares.

A leitura A fábrica de serenatas, além de ter sido um livro cheio de aventura e suspense, ensinou-lhes sobre o lado romântico, a superação por meio da amizade, a solidão imposta, a timidez na adolescência e, claro, trouxe-lhes a simples e tradicional serenata, embora para alguns o assunto fosse novidade.

Para finalizar a apresentação dos trabalhos de leitura, os quais foram desenvolvidos em grupos de forma agradável e descontraída, convidamos dois músicos, Germán Rojas e Jara Arraes (Raíces de América), hispanofalantes, que encheram de melodia e alegria o teatro para surpreender alunos e professores com uma bela serenata.

Desfrutamos de músicas tradicionais, acompanhadas por violões, que emocionaram todo o público presente.

Germán Rojas: brasileiro filho de chilenos, dedica sua vida desde jovem a estudar e manter vivo o folclore e a cultura latino-americana. É multi-instrumentista e já participou em diversos festivais, inclusive no Chile, onde se apresentou em rede nacional e dançou como campeão mundial de ‘La cueca’ chilena. Atualmente é integrante do grupo Entre Latinos e mescla em seu repertório ritmos e instrumentos latino-americanos com música brasileira.

Jara Arraes: brasileiro, músico, professor e multi-instrumentista, dedica seu repertório à música latino-americana e é especialista em folclore argentino. Fez parte de diversos e importantes grupos musicais latino-americanos e, atualmente, é diretor musical e arranjador dos grupos Mayombe afrocubano, dedicado à música cubana, do grupo Sendero, dedicado à música altiplánica, e, por fim, é membro há 21 anos do antológico grupo Raíces de América.