Ópera promove reflexão sobre liberdade
Alunos do Cervantes Solidário apreciam visita ao Theatro São Pedro
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 03 de abril de 2014.
Para você o que é a liberdade? Inspirados por essa reflexão proposta pela profª. de reforço escolar Alexandra Onias, do projeto social do Colégio Miguel de Cervantes, cerca de 26 alunos, de 10 a 13 anos, do CCA (Centro da Criança e do Adolescente) São Matheus, estiveram, em 23 de março, no Theatro São Pedro para assistir à ópera “O Menino e a Liberdade”.
A saída pedagógica foi uma iniciativa do projeto social Cervantes Solidário, com o apoio do Sr. José Antonio Esteve, membro fundador da entidade mantenedora do Colégio Miguel de Cervantes, e de sua esposa, D. Bia.
Para a coordenadora do projeto, Regina Elisa Bueno, o principal objetivo da saída pedagógica é ampliar o repertório cultural e apresentar aos meninos e meninas mais uma das diversas formas de expressão artística, “eles aproveitam todos os aspectos do passeio, pois muitos dos cenários que observam no trajeto constituem uma realidade que alguns deles não conhecem,” complementa Regina.
A ópera em um ato, inspirada no conto de Paulo Bomfim, remete o expectador a São Paulo dos anos 50. A história gira em torno da indagação de um menino, que está aprendendo a ler, sobre o significado da palavra: livre.
O Theatro São Pedro, que impressiona por sua beleza arquitetônica, possui acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas e Libras). A estrutura, de reprodução do texto da ópera em telão, permite que toda a plateia, inclusive a infantil, acompanhe os atos e textos simultaneamente.
A ópera não está mais em cartaz na capital, mas permanecerá ainda por muito tempo na lembrança dos alunos do CCA São Matheus, cuja experiência apresentou um resultado enriquecedor. Para a aluna Stephany Mascena Santana, a peça deixou uma mensagem marcante “para mim, a liberdade está quando você está livre do que os outros pensam de você”.

Fotos: Regina Elisa Bueno Galvão


