Vivência com os avós
Encontro virtual ocorreu em 23 de junho

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de junho de 2021.

Para contextualizar as atividades relacionadas às noções de mudanças e permanências ocorridas ao logo do tempo, a equipe pedagógica do 2º ano do Ensino Fundamental propôs a atividade intitulada Vivência com os avós. O evento é a versão virtual do tradicional Chá com os avós.

Os objetivos da atividade são valorizar relatos pessoais dos avós como fontes históricas que contribuem para o reconhecimento da própria identidade e comparar as diferenças e semelhanças entre as infâncias na época dos avós e no momento atual.

Durante os meses de maio e junho, os alunos foram convidados a refletir sobre o tempo, a memória e a família com base na problematização “O que posso fazer para descobrir o que aconteceu antes de eu nascer?”. Por meio de fotos, objetos e atividades de arte e música, os professores puderam trabalhar os conceitos de fontes históricas, noção de tempo e a importância da preservação da memória.

O encontro com os avós permitiu o compartilhamento de relatos e experiências, além de carinhosas homenagens dos alunos. Os avós puderam contar sobre suas infâncias e interagir com os grupos para esclarecer dúvidas e curiosidades.