EXTRACURRICULARES

Assembleia de empreendedorismo
Primeira turma do curso extra Junior Startup de empreendedorismo apresenta resultados

Por: Viviane Escorcio Pupe de Moraes  | 21 de agosto de 2018.

No dia 15 de agosto, os alunos e alunas do Ensino Médio que participaram do curso extracurricular de empreendedorismo no semestre anterior realizaram uma assembleia de acionistas para apresentar resultados e, também, todo o processo de criação e organização da startup STORME.

A empresa STORME surgiu como uma ideia desses alunos, sob a orientação do programa Junior Startup, aplicado pela empresa Ideate. A proposta do programa é criar uma startup*. Orientado pelas professoras Andrea London, Cecilia Faus e Fernanda Avanzi, o curso teve início em fevereiro de 2018 e foi finalizado em junho do mesmo ano.

Com uma apresentação informal e conteúdo interessante, Tomás Lucero Domínguez, presidente da empresa, iniciou a assembleia agradecendo a todos pela confiança depositada, uma vez que quase todos presentes eram acionistas da STORME, que adquiriram ações no início do projeto a fim de investir na ideia da startup.

Ao longo da conversa, os diretores executivos da empresa, Tomás Lucero Domínguez (Presidência), Isabella Zamboni Chaneton (Marketing e Vendas), Juliana Ligabue Almeida Guimarães (Produção), Marina Ferreira Queiroz Mosca Comin (Gestão de Pessoas) e Heloisa Pieralini Jobb (Finanças), descreveram detalhes de todo processo de criação da empresa, com sua missão, visão e valores, e também comentaram sobre as pesquisas de mercado realizadas, essenciais para a definição de qual seria o produto e seu público-alvo.

Os alunos relataram os desafios superados e os resultados obtidos com o sucesso da venda das camisetas, cuja expectativa de rentabilidade, estimada inicialmente em 15%, foi superada. De acordo com o presidente da STORME, Tomás, “desde o começo, a ideia da empresa foi ser inovadora, criando produtos novos para o mercado, relevantes e que tivessem um público e uma demanda alta para ter sucesso”.

Atuantes no mercado de empreendedorismo, a assembleia recebeu os convidados Pedro Muszkat** e Nuria Casadevall*** para que dividissem experiências e analisassem o projeto apresentado. Os convidados questionaram o grupo sobre os próximos passos da empresa e, também, sobre como foi lidar com assuntos como o empoderamento feminino e a responsabilidade social.

Ao final, a STORME distribuiu aos acionistas os dividendos do investimento e anunciaram a escolha do GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) como instituição destinatária de parte da renda que, numa empresa real, corresponderia aos impostos e encargos.

ALUNOS DO CURSO EXTRA JUNIOR STARTUP
Fernando Ramos Cantalice
Karina Rius Ramires
Luís Eduardo Guerreiro Pimentel
Pedro Santos Della Piazza
André Pires Rays
Camila Yumi Takahashi Iwai
Felipe Carolo Poladian
Heloisa Pieralini Jobb
Isabella Zamboni Chaneton
Juliana Kojin Guimarães
Marina Ferreira Queiroz Mosca Comin
Nickolas Antonio Sanches Rodrigues
Tomás Lucero Domínguez

* Empresa em fase inicial que desenvolve serviços/produtos inovadores.
** Pedro Muszkat é empreendedor e gestor com experiência internacional no Centro de Empreendedorismo Startau – Tel Aviv. Hoje no Brasil, atua com a Startup Merkaz, um centro de empreendedorismo com o propósito de alavancar negócios através de projetos e criar networking.
*** Nuria Casadevall é artista plástica que se tornou também empreendedora. Atualmente tem projetos em parceria com a apresentadora Ana Paula Padrão, sendo um deles a Academia de Líderes – Escola de Você, um blog que traz dicas e cursos on-line para promover o autoconhecimento e autonomia feminina.