ENSINO FUNDAMENTAL II

Breve história de São Paulo
Os alunos do 3º ano do ensino fundamental tiveram videoaulas e conferência sobre a história da cidade de São Paulo

Por: Taya Spinelli Carvalho | 24 de agosto de 2020

Todos os anos, os alunos 3º ano do Colégio Miguel de Cervantes se reúnem presencialmente com o professor de história, Antonio Abello Rovai, para uma aula sobre a formação da cidade de São Paulo. Neste ano, o encontro também aconteceu só que em ambiente virtual. Além de duas videoaulas produzidas pelo professor os alunos tiveram um encontro on-line para esclarecer dúvidas e conversar sobre o tema.

Nas videoaulas, o professor apresentou uma linha do tempo que figurou o contexto histórico e cultural do Brasil e do município de São Paulo desde sua criação até sua evolução como uma das cidades mais importantes do país. A primeira aula procurou explicar os acontecimentos que desencadearam a vinda dos imigrantes de diversos países para o Brasil. Já a segunda apresentou os fatores que levaram São Paulo a se tornar a metrópole que é hoje.

Antonio explicou ainda a origem de diversos problemas ambientais atuais, como enchentes e desmatamentos, e encerrou a aula com uma reflexão sobre presente, passado e futuro. “Essa que acabamos de conhecer é a história da cidade de São Paulo, o seu passado. Sabemos qual é o seu presente, por conta dos problemas gerados pela falta de cuidado com o meio ambiente, mas e o seu futuro? Somos todos paulistanos com uma história em comum: nossos antepassados vieram de lugares muito distantes e diferentes. Se formos capazes de entender a contribuição de cada um, com respeito às diferenças e preservando o meio ambiente, poderemos fazer um futuro diferente”, conclui Antonio.

Nos encontros, durante a semana, os alunos puderam esclarecer dúvidas e aprofundar mais o tema.