EXTRACURRICULARES

Programa de Intercâmbio Solidário

Viagem a Barreirinhas

Por: Cristina Lage de Francesco, Natividade Rubio Fernandes e William Gerson da Rosa

Na semana de 7 a 13 de outubro, iniciamos nossa aventura com 28 alunos do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes participantes do Learning Journey Brasil -Programa de Intercâmbio Solidário, uma parceria do Cervantes com o IBS (Instituto Brasil Solidário) que ocorreu na cidade de Barreirinhas, no Maranhão. 

A experiência, no entanto, começou bem antes da viagem a Barreirinhas, quando, ao longo do ano, toda a comunidade cervantina doou livros e brinquedos, os quais foram entregues, durante a viagem, pelos próprios alunos às crianças das escolas parceiras do IBS. 

Essa importante ação filantrópica foi o disparador para que nossos jovens estudantes investissem sua semana de recesso em uma preciosa trajetória rumo ao conhecimento e ao convívio com culturas diferentes.

A experiência empírica na qual nossos alunos mergulharam proporcionou a possibilidade de lidar com costumes e hábitos das comunidades ribeirinhas e dos jovens que vivem ali. Durante esses encontros, além dos livros e brinquedos, nossos alunos estavam munidos de mais 50 kg de materiais de arte (tintas, papéis, massinhas etc.) doados pelo Cervantes. Em oficinas idealizadas e executadas por eles, cujo objetivo principal foi o intercâmbio de saberes e experiências, eles puderam dialogar e constatar um modo de encarar a vida sob outra perspectiva.

Acompanhados dos parceiros do IBS e de seu idealizador, Luís Eduardo Salvatore, cumprimos o roteiro, um extenso e maravilhoso percurso que incluiu visitas às dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, contato com os gestores da Secretaria da Educação e com a cultura local, degustação da culinária típica, vivência in loco do plantio, colheita e processamento da mandioca para a produção de farinha, apreciação de grupos que apresentaram danças regionais, visita ao Farol Preguiças e estudo do meio no mangue.

O trajeto de mais de 47 quilômetros pelo Rio Preguiças em lancha saiu do centro de Barreirinhas, passou pelas comunidades dos Povoados de Tapuio, Vassouras, Mandacaru, Bar da Hora até chegar à comunidade de Atins.

Visitamos seis escolas municipais durante o percurso, onde realizamos as doações dos livros e brinquedos, complementando as bibliotecas e ambientes de leitura já em desenvolvimento com a parceria do Instituto, além de premiar alunos e alunas locais que participaram de um concurso de escrita, previamente desenvolvido conjuntamente pelo IBS e os professores das escolas parceiras. Em duas dessas escolas, nossos alunos puderam participar ativamente, aplicando as oficinas que desenvolveram (ballet, ciências, bijuterias, pintura facial, dança e gincanas).

A viagem proporcionou um excelente equilíbrio entre momentos de lazer, interação, contemplação e relaxamento, com o exercício solidário e o aguçamento do olhar para as complexidades e limitações, mas também, riquezas e diversidades presentes no nosso país.

Créditos das fotos: Luís Eduardo Salvatore, Cristina Lage de Francesco, Natividade Rubio Fernandes e William Gerson da Rosa

Alunos que participaram da viagem: Beatriz de Jesus Saldanha da Gama, Bruno Ribeiro de Andrade, Caio Barradas Carneiro Torreta, Clara Gomes e Silva, Felipe Pinto Ortiz de Camargo, Giovanna Rocha Baldini, Giovanna Xavier Gibin, Ivana Soto, Julia Cardo Poladian, Lara Costa de Simoni Corrêa, Luca de Almeida Pisano, Luca Torres Landulfo, Lucas Kuhn Gibin, Maia Strzygowski Barbosa, Maria Clara Carvalho Panicali, Maria Eugênia Cury de Sousa Lima, Marina Mercadante Nunes, Olívia Garcia dos Santos Takitani, Olívia Moraes de Carvalho Lemos, Pedro Antônio Suzuki de Amorim Beck, Pedro Bueno Feltrin, Pedro Henrique Rosa Borges Ishida, Pedro Nunes Maricato Zaniolo da Costa, Rafaella Xavier Gibin, Sofia Sondermann de Afonseca, Sofia Tilkian Maltoni, Sophia Maria Evangelista e Thiago Cavalheri Santos Souza.