Feira do Livro – 23 de abril
No primeiro dia da Feira, alunos recebem os professores Unvelina Perdomo, CMC, Antonio Carlos Brolezzi, USP, e o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Eduardo Salvatore

Palestra com Unvelina Perdomo
La función de la risa en El Quijote: claves para el lector

Em continuidade, a celebração do IV Centenário da publicação da 2ª parte da obra Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e da efeméride do Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor contou com a presença da professora Unvelina Perdomo, catedrática de Literatura Espanhola no INS Francesc Macià (Cornellà de Llobregat) e doutora em filosofia hispânica pela universidade autônoma de Barcelona, que conversou com os alunos do Ensino Médio sobre a função do humor em Dom Quixote.

Unvelina iniciou sua fala apontando a importância da literatura para o desenvolvimento pessoal e incentivando os alunos a continuarem lendo por toda a vida. Durante a palestra, apresentou um panorama do humor desde antiguidade e da apropriação do gênero comédia como ferramenta de protesto da sociedade, citando trechos nos quais o autor Miguel de Cervantes utiliza o humor para manifestar assuntos sérios relacionados à moral e ética.

Para ela, a obra de Cervantes, por sua rica narrativa, permite ao leitor examiná-la sob ponto de vista filosófico, ético, social e humorístico, sendo evidente que o autor utiliza o personagem Dom Quixote para criticar a sociedade e expressá-la conforme o seu ideal. Segundo Unvelina, é por intermédio do estereótipo, e também da tradição literária do tonto, do louco e do palhaço, que Cervantes da voz à crítica social. “A mensagem que imaginamos que Cervantes queira nos passar é que qualquer pessoa que se dedica a perseguir e lutar por um mundo melhor é tida como louca”, comenta Unvelina.

Bate-papo com Antonio Carlos Brolezzi*
Malba Tahan

O professor doutor Antonio Carlos Brolezzi, orientador do programa de pós-graduação em ensino de matemática do IME, Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, conversou com os alunos de 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental sobre a obra e biografia do escritor e professor de matemática o brasileiro Júlio Cesar de Melo e Souza, conhecido pelo heterônimo Malba Tahan.

Na palestra, Antonio Carlos apresentou uma das obras mais conhecidas de Malba Tahan, O homem que calculava, e propôs alguns dos problemas vivenciados pelo personagem Beremir Samir à plateia, convidando os alunos a solucionarem as questões.
Em um bate-papo descontraído, Antonio explicou aos alunos que um dos maiores objetivos do autor era despertar, por meio da literatura e de histórias fantásticas, o gosto pelo aprendizado de matemática.

Antonio Carlos Brolezzi é licenciado em matemática (IME-USP, 1987), mestre em educação (FEUSP, 1991) e doutor em educação (FEUSP, 1996). Atualmente é professor doutor do Departamento de Matemática do IME-USP e orientador do programa de pós-graduação em ensino de matemática do IME. Tem experiência na área de educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, resolução de problemas, criatividade, psicologia social e uso de tecnologias.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Palestra com Luis Eduardo Salvatore
Janelas de um Brasil Solidário – Instituto Brasil Solidário

Na 3ª conferência do dia, o presidente do Instituto Brasil Solidário, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Luis Eduardo Salvatore, apresentou aos alunos do Ensino Médio a palestra Janelas de um Brasil Solidário.

Na apresentação, Salvatore mostrou o percurso do Instituto, idealizado e criado por ele há 16 anos e que leva até regiões com baixo índice de desenvolvimento humano programas sociais, preferencialmente nas áreas de educação, implantando nas escolas projetos de saúde, artes, meio ambiente, cultura e comunicação.

Para incentivar os alunos a refletirem sobre a realidade de regiões do Brasil nas quais as escolas estão em completo abandono, Luis trouxe, em 2014, em parceria com o Departamento de Atividades Extracurriculares, o Programa de Intercâmbio Solidário, que no ano passado levou nossos alunos do ensino médio à Chapada Diamantina.

Os alunos que participaram do programa vieram à palestra para contar aos colegas a experiência do projeto*.

A Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes, em consonância com sua diretriz de estímulo à leitura, está em parceria com o Instituto Brasil Solidário, desde 2013, para a arrecadação de livros promovida pela campanha Leia um livro, Doe um Livro, que arrecadou mais de 2.146 livros ano passado.**

*https://www.cmc.com.br/default.asp?PaginaId=9966
**Na Feira do Livro, de 23 a 25 de abril, os interessados em conhecer as atividades do Instituto Brasil Solidário poderão visitar o stand da instituição e apreciar uma mostra dos resultados de acervos arrecadados e já entregues.

A cobertura completa e em tempo real da Feira do Livro pode ser acessada no site desenvolvido pelos alunos do 9º ano EF: www.cmc.com.br/feiradolivro2015