EDUCAÇÃO INFANTIL

Carnaval na Educação Infantil e 1º ano do Fundamental

Em 25 de fevereiro, alunos desfilaram animação e alegria pelo Colégio

Por: Luciana Calegari

A Cultura Popular Brasileira é diversa: abrange contextos sociais diferentes, costumes, músicas, ritmos, culinária, brincadeiras e muitos outros aspectos. O Carnaval, assim como outros movimentos culturais que ocorrem ao longo do ano, quando vivenciado no ambiente escolar, amplia o repertório e o conhecimento de mundo das crianças. É muito importante que nós professores, em nosso campo de atuação, apresentemos esse assunto a elas, potencializando a sua relação com a própria cultura.

Isso traz senso de pertencimento ao nosso território, ao nosso imaginário cultural e favorece a ampliação de conhecimento, de habilidades múltiplas: musicais, rítmicas e melódicas, de letras das canções, entre outras. É um terreno rico e cheio de possibilidades poéticas e estéticas.

É muito importante promovermos experiências nas quais as crianças possam comemorar as manifestações e as festas populares. Todas elas são completamente vinculadas ao corpo e ao lúdico, algo fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem (cognitiva, corporal, emocional e comportamental).

Neste ano de 2022, promovemos momentos de pesquisa sobre o folguedo, o que gerou grande expectativa nas crianças. Na sexta-feira, dia 25 de fevereiro, fizemos um cortejo com sequências rítmicas de percussão improvisada com garrafas PET.  Nutrimos as crianças com diferentes linguagens artísticas e imagens de diferentes regiões do Brasil que comemoram essa data festiva.

Nesse dia, crianças muito animadas desfilaram com suas fantasias e exibiram os estandartes e cantoria pelo Colégio. Foram as marchinhas que trouxeram a narrativa, contando fatos e contextos de uma época bem diferente da que vivemos na atualidade. Compositores da nossa história, tais como Chiquinha Gonzaga, Carmem Miranda, Ivan Ferreira, João de Barro, Haroldo Lobo e Antônio Nássara, entre outros, foram contemplados no nosso cortejo alegre e dançante.

A musicalidade ficou bem harmoniosa acompanhada do acordeom e da batucada. Mas acordeom no Carnaval? Sim… Isso mesmo! O acordeom é o piano que saiu do palco, dos eventos em salões nobres e palacetes, aproximando a música do povo. É justo, portanto, que ele esteja presente no nosso desfile trazendo a melodia para o Carnaval Cervantino da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.

Acreditamos que essa vivência possibilitou momentos de diversão e descontração aos participantes e a todos que estavam por perto. A alegria, que é intrínseca à alma do povo brasileiro, esteve presente nessa festa tão rica da cultura popular brasileira com o colorido, a batucada e a leveza de celebrar a vida com os amigos da sala e profissionais do nosso Colégio!