INSTITUCIONAL

Palestra a Solidão Digital
Evento reuniu famílias e educadores no teatro do Colégio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de março de 2019.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu, em 21 de março, o premiado escritor Ilan Brenman para uma palestra destinada às famílias com o tema A Solidão Digital: Uma reflexão sobre os efeitos da solidão infantil e juvenil no mundo contemporâneo.

O diretor de ensino do Cervantes, Moisés Domingues, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos os participantes. O diretor destacou a relevância do tema e apresentou o reconhecido escritor, que tem obras traduzidas em mais de 12 países e é uma referência na área da educação.

Durante a palestra, Ilan dialogou com as famílias e educadores sobre a ambiguidade entre a capacidade de conexão das redes sociais e o sentimento de solidão que atinge jovens e adultos. Ele citou exemplos de pesquisas e mencionou ainda a criação, no ano passado, da Secretaria da Solidão, na Inglaterra. O governo inglês estima que a solidão afeta cerca de 9 milhões de pessoas no país, nas mais diversas faixas etárias.

O escritor ressaltou que é importante discutir e refletir sobre o tema, mas que o mais  importante é essa reflexão provocar uma mudança de comportamento. Para ele, somente com o exemplo os pais conseguirão auxiliar os filhos a equilibrarem o uso da tecnologia com as relações sociais.

Em sua fala, Ilan afirma que a tecnologia agrega conhecimento à sociedade, mas não substitui antigos inventos e formas de se estabelecer relações. Para ele, é necessário consumir as redes sociais, assim como outras contribuições tecnológicas, com parcimônia e propiciar, dentro de casa, momentos de interação e diálogo entre a família, promovendo e estimulando o convívio.