ENSINO FUNDAMENTAL I

Visita ao Museu do Futebol
Em 25 e 27 de junho, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental estiveram no museu

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de julho de 2019.

Para conhecer as histórias por trás de um dos esportes mais populares do país, a equipe pedagógica do 4º ano propôs a visita ao Museu do Futebol. Para o professor de Educação Física Daniel Mendes, a saída pedagógica proporciona o contato com a memória do esporte e com aspectos de sua dimensão social e cultural.

Localizado em São Paulo, ao lado do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (o Pacaembu*), o museu é um espaço de referência para amantes e pesquisadores de futebol. Nele é possível não só apreciar diversos objetos relacionados ao esporte, como flâmulas, camisetas e bolas de todos os tempos, mas também conhecer mais sobre os times, as copas e os atletas que fizeram história.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer as instalações interativas. Lá assistiram a fragmentos de partidas importantes dos principais torneios e das Copas, com gols que entraram para a história do esporte. Eles também visitaram todo o acervo de camisas, chuteiras, luvas e demais objetos dos melhores jogadores do Brasil. Na sala de hologramas, conheceram um pouco mais sobre os atletas que se destacaram no mundo.

Alunos e alunas se divertiram cobrando pênaltis com indicadores de velocidade de chute ou jogando com uma bola virtual, além de disputarem animadamente uma empolgante partida de pebolim, também conhecido como “Totó”.

Do lado de fora, os visitantes ainda puderam dar uma volta ao redor do gramado do estádio, que é um dos símbolos da cidade de São Paulo.

*O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940 e até hoje é utilizado pelos principais clubes da capital paulista. Seu nome é uma homenagem a Paulo Machado de Carvalho (1901-1992), chefe da delegação da seleção brasileira nas copas de 58 e 62. O Pacaembu, como é conhecido por todos, hoje tem capacidade para receber até 40 mil pessoas em jogos oficiais.