ENSINO MÉDIO – Programa do Diploma IB

Projeto Compostagem na escola

Alunos do Ensino Médio iniciam coleta responsável de resíduos

Por: Matheus Kruger Crivelari | 24 de agosto de 2021.

Por intermédio das disciplinas Biologia e CAS – Criatividade, Atividade e Serviço, do Programa do Diploma IB, os alunos do 2° D do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes foram introduzidos a um projeto que estimula o aproveitamento de resíduos orgânicos e compostagem.

De acordo com a coordenadora do CAS, Rocío de Simón Eiras, o objetivo do projeto é fazer com que os estudantes se encarreguem da coleta do material orgânico produzido na escola, da criação e manutenção de novas composteiras e da utilização do adubo e do chorume, oriundos do processo da compostagem, nos jardins do Colégio. Na sexta-feira (20/8), para ingressarem nesse universo, os estudantes produziram, sob a orientação do professor de Biologia Joan Josep Miro Ortega, uma composteira com base em vermicompostagem – compostagem com minhocas.

Além disso, na segunda-feira (23/8), os alunos foram apresentados ao Projeto Composfeira @composfeira, idealizado pelas ex-alunas Heloísa Maimone, Alice Legleye e Camila Paranhos. Heloísa e Alice participaram de um encontro com os estudantes e detalharam a iniciativa. O projeto tem como objetivo levar o lixo orgânico produzido pelas feiras livres de São Paulo para centros de compostagem, visando a uma utilização ecológica de tais resíduos. Ademais, a iniciativa promove conteúdo educativo relacionado à compostagem, tratando de sua importância e relevância para o meio ambiente. Ao final da apresentação, os alunos foram convidados para integrarem a equipe da Composfeira, caso o desejassem.

Nas próximas semanas, os alunos interessados em trabalhar o tema se organizarão para planejar as próximas etapas.