1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Seminário interativo – Explorando o continente antártico
Com base na leitura do livro Férias na Antártica, os alunos do 1º ano compartilharam suas pesquisas com colegas e professoras

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de outubro de 2019.

Partindo do tema central água, trabalhado na área de Ciências, a equipe de professoras do 1º ano do Ensino Fundamental propôs, durante os meses de agosto e setembro, aos alunos a leitura do livro Férias na Antártica, escrito pelas irmãs Klink – Laura, Tamara e Marininha.

Segundo as professoras do 1º ano, o tema água, por sua diversidade de conteúdo, possibilita a integração com as áreas de História e Geografia, além de promover a reflexão sobre como nossas ações podem influenciar nas características naturais de locais distantes daqueles em que vivemos. 

O livro, que relata uma das viagens da família ao continente antártico, foi o disparador para o trabalho, no qual os alunos assumiram o papel de pesquisadores. Com o uso de diferentes fontes de informação, como recursos tecnológicos, eles levantaram e confrontaram suas hipóteses, além de verificar dados que propiciaram a construção e ampliação dos conhecimentos.

Na atividade, os alunos falaram sobre a neve, as temperaturas baixas, as geleiras, os icebergs, as focas, os pinguins, os albatrozes, as baleias, o krill, entre outras características e animais da região. Durante as pesquisas, eles puderam estabelecer relações entre o seu modo de vida e o de outros lugares. Como produto final, socializaram o que aprenderam entre os grupos dos 1°anos, por meio de uma apresentação oral sobre suas descobertas.