ENSEÑANZA FUNDAMENTAL II

Visita ao espaço Aruanã
Em 20 de março, os alunos do 6º ano compartilharam o convívio e respeito à natureza

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de março de 2018.

Durante todo o dia, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes participaram de atividades educativas e lúdicas ao ar livre em meio a uma região de preservação de Mata Atlântica. Acompanhados da monitoria do Espaço Aruanã, os alunos, divididos em grupos de cinco, realizaram atividades relacionadas à sustentabilidade.

Com estrutura de 260 mil m2, cravado em meio a uma área de preservação da Mata Atlântica, o Espaço Aruanã conta com um programa desenvolvido para educação para a sustentabilidade que contempla atividades lúdicas, educativas e experimentais sobre o tema.

Na trilha, os alunos receberam informações sobre a mata ciliar, fauna e flora da região, além de noções sobre permeabilidade do solo, erosão e assoreamento. Na atividade sobre água, refletiram sobre os cuidados com as nascentes, ciclo hídrico, área de mananciais e água de reuso. Na visita à horta orgânica do Aruanã, os alunos conheceram os processos de compostagem, visitaram o minhocário e participaram de uma dinâmica de conscientização sobre o descarte de resíduos. No setor destinado à urbanização, eles descobriram os diversos tipos de energia e os benefícios das energias alternativas.

Além de muito conhecimento, os alunos usufruíram da infraestrutura do espaço em atividades recreativas e colaborativas, motivados pelas reflexões propostas pelos educadores sobre convívio social, respeito às diferenças, liderança positiva e benefícios da atividade física para o corpo.

Para o aluno Pedro Costa Albiero, a atividade mais interessante foi a do minhocário. “Eu gosto de animais de todos os tipos e aprendi como as minhocas são importantes, ajudam o solo e colaboram para o processo de produção do húmus”, comenta Pedro.

O aluno Vinicius Balducci Do Prado disse que gostou muito da atividade sobre energia porque aprendeu sobre energia cinética e luz infravermelha. Já Pedro Kachan Bordignon gostou de conhecer os tipos de energia. “Eu aprendi que a energia mais utilizada no mundo é a energia hidroelétrica, mas que, por incrível que pareça, é uma energia suja. Também aprendi sobre outras energias, como a eólica, que é bem limpa, e a nuclear, que não faz bem para o meio ambiente.”

Para Manuela Noto a saída ao Aruaña foi muito produtiva. “Eu gostei da atividade dos resíduos porque acho importante conscientizar as pessoas sobre o que deve ser reciclado e o que deve ir para o descarte orgânico Gostei muito da compostagem porque é uma boa solução para o meio ambiente. Também gostei da parte relacionada à energia, que explicou sobre as energias renováveis e não renováveis, limpas e não limpas, enfim gostei de tudo e acho que aprendi bastante”, resume Manuela.