ENSINO FUNDAMENTAL I

Happy St. Patrick’s Day

Turmas do 2º e 3º anos vão à caça dos leprechauns e participam de atividade sobre o St. Patrick’s Day

Por: José Roberto Moreno de Souza Júnior | 18 de março de 2024

O St. Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício, acontece no dia 17 de março e é comemorado por diversos países em homenagem ao padroeiro da Irlanda, São Patrício. A data é comumente representada pela cor verde, o trevo de três folhas e o leprechaun, criatura do folclore irlandês associada à riqueza e boa sorte.

Durante o mês de março, as turmas dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental fizeram várias atividades sobre o tema nas aulas de Inglês, além de uma “caça aos leprechauns” no parque sensorial do Colégio. A divertida atividade, orientada pelas professoras Débora Regina Caverni e Luiza Mangini, é baseada na lenda segundo a qual a pessoa que tiver sorte o suficiente para capturar essa misteriosa figura poderá ficar com seu tesouro escondido, guardado no fim do arco-íris.

Antes da busca pela personagem, as professoras fizeram uma interação com vídeo, a qual simulava a caça em um bosque. Para que as crianças se mantivessem atentas, elas deveriam seguir as orientações que surgiam em inglês na tela, como run, para correr atrás da ligeira criatura, catch, para pegar os three leaf clovers (trevo de três folhas) deixados pelo leprechaun, e jump, para desviar dos obstáculos na floresta.  

Preparados para a aventura, os alunos foram até o parque sensorial à procura dos leprechauns escondidos, representados por pequenas figuras numeradas das criaturas. Depois de uma longa procura, as turmas conseguiram encontrar as imagens e, finalmente, receberam o tesouro secreto: deliciosos bombons de chocolate.

Para encerrar a atividade, as professoras propuseram um divertido jogo da memória. Em duplas, os alunos deveriam achar as imagens ligadas ao Dia de São Patrício: a bandeira da Irlanda, o trevo, o arco-íris e a frase “Happy St. Patrick’s Day”.