ENSINO FUNDAMENTAL II

Intercâmbio cultural e linguístico com alunos de Plasencia, Espanha

Por: Alexandra Sin Maciel | 20 de maio de 2021.

No dia 18 de maio, os alunos de 7º C realizaram, por videoconferência, um intercâmbio cultural e linguístico com os estudantes de língua portuguesa de 1º de ESO do IES Gabriel y Galán de Plasencia, localizado na província de Cáceres, Espanha. A proposta da atividade foi promover a interação entre os dois idiomas de estudos por meio de um ambiente virtual que tem transformado a forma de aprender e de se comunicar desde que a pandemia do Covid-19 começou.

Foi uma atividade motivadora desde a proposta, feita por Marcial Izquierdo Blanco, natural de Plasencia e colaborador do IES mencionado, e Cleber Ferreira de João, professor do 7º ano do Ensino Fundamental.

A partir de suas escolas, os estudantes elaboraram uma apresentação de suas cidades, São Paulo e Plasencia, no idioma materno. Em seguida, formularam perguntas sobre diferentes temas no idioma que estudam como língua estrangeira e trocaram respostas muito animadas.

Durante a exposição sobre suas cidades, locais de estudos e questões importantes para sua idade, os estudantes tiveram que refletir sobre os costumes e cultura, além dos aspectos linguísticos e pragmáticos de sua própria língua e da que estudam, tornando a atividade ainda mais significativa pedagogicamente. O encontro foi uma experiência repleta de expectativa e envolveu muitos participantes.