INSTITUCIONAL

Entrega de Certificados do Curso de Cultura Espanhola

Módulo II: Historia de España – Del siglo 18 a la actualidad

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de novembro de 2018.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu, em 22 de novembro, os alunos do Curso de Cultura Espanhola para uma confraternização e entrega de certificados. A cerimônia contou com a presença das diretoras, Amélia Salazar e Lourdes Ballesteros, além do professor Francisco Monfort.

No auditório, o ato começou com a inauguração do quadro “Dom Quixote conquista São Paulo”, da artista Sofia Lemos, ex-aluna do Cervantes. Sofia explicou a obra que ficará exposta permanentemente no local.

Na sequência, alunos e convidados visitaram as instalações do Colégio, começando pelo busto em homenagem a Miguel de Cervantes. Na sala de reunião da direção, a diretora Amélia e a secretária da direção Maria Eva Rosa Cabrera López contaram a história da fundação do Colégio, que foi ilustrada pelo grande painel de fotos da sala.

Convidados também visitaram a biblioteca do Colégio, a escultura do artista Luiz Galiastri, localizada no jardim da biblioteca e o foyer do teatro, onde puderam apreciar a obra, em construção, do artista Canato e ouvir a explicação do próprio pintor sobre os elementos e referências que compõem a obra.

Após a visita aos clusters e ao parque da Educação Infantil, os alunos receberam os certificados de conclusão das mãos do professor Francisco e participaram de um coquetel de confraternização.

O Curso de Cultura Espanhola, ministrado pelo professor Francisco Monfort, especialista em história da Espanha, é oferecido gratuitamente pelo Colégio aos familiares, alunos e ex-alunos. O tema do módulo II foi Historia de España – Del siglo 18 a la actualidad. Durante o curso, os alunos aprenderam sobre temas como: Arte renascentista e barroca na Espanha (séculos XVI e XVII); Absolutismo, Liberalismo e Democracia (1788-1874); A arte de Francisco de Goya (1746-1828); A Segunda República e a Guerra Civil (1931-1939); Arte na Espanha durante a Idade de Prata; A ditadura de Franco (1939-1975) e A Democracia Espanhola (1976-2018), entre outros.

Em 2019, o curso seguirá aberto a todos os interessados com a proposta de estudo sobre a história da arte espanhola.