BIBLIOTECA

Dia Internacional do Livro
A biblioteca do colégio preparou atividades para celebrar a data

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de abril de 2018.

Durante a semana de 23 a 27 de abril, a biblioteca promoveu atividades relacionadas à comemoração do Dia Internacional do Livro. Celebrada mundialmente, a data objetiva fomentar a leitura e a proteção de propriedade intelectual por meio dos direitos autorais.

A preparação começou dias antes com uma ação da biblioteca, que exibiu em tempo integral um vídeo explicando a importância do Dia Internacional do Livro, comemorado e instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) em 23 de abril.

Durante uma semana, os alunos foram incentivados a sugerir formas de celebrar a data. Em um grande mural montado na vitrine da biblioteca, onde os alunos deixaram suas sugestões em post-its. As melhores ideias foram presenteadas com um livro, ação sugerida por um dos alunos.

A biblioteca se adequou às sugestões e, além da premiação, organizou uma vitrine e decoração temática, com sugestões de leitura de títulos não populares. Outra sugestão atendida foi a da Sessão Pipoca com exibição do filme “Desventuras em série”, baseado na série de livros homônima, escrita por Lemony Snicket (pseudônimo do autor americano Daniel Handler).

Também participaram da interação com os post-its a turma do curso de espanhol do projeto social Cervantes Solidário. Os alunos escreveram como vão passar o Dia Mundial do Livro (em espanhol), e participaram de um sorteio de quatro exemplares de livros.

Este ano a ANL – Associação Nacional de Livrarias – cedeu a arte dos marcadores de livros, que foram distribuídos ao longo da semana aos frequentadores da biblioteca.

Conheça as melhores ideias selecionadas pelas bibliotecárias do Colégio Miguel de Cervantes:
“Vendo um filme!” (Camila Moinhos Gondim de Alencar – 4ºA)
“Dar um livro” (Eveline Estrella Fachini Vieira – 5º C)
“Enfeites que tenham a ver com o tema” (Felipe Kohl Gallo – 4ºC)
“Enfeites de livros na parede” (Nayara Boschin Beltran 4°C)
“Recomendar autores que não são muito populares e suas melhores obras” (Sergio David Abreu – 2ºA EM)

Conheça a atividade realizada pelos alunos do 6º ano em: https://www.cmc.com.br/noticias/27-04-2018-atividade-do-dia-mundial-do-livro/