ENSINO MÉDIO

Miguel MUN promove debates a distância

Por: Camila Paranhos, Ivana Soto e Natalia Rocha

O clube de simulações das Nações Unidas do Colégio Miguel de Cervantes (Miguel MUN) inovou o seu modelo de debate e rompeu com as barreiras físicas do colégio devido à necessidade do isolamento social. Desde o término das aulas presenciais, o Miguel MUN continuou a todo vapor e já realizou três sessões, tratando dos impactos econômicos e ambientais do coronavírus. O mundo se encontra em um momento crítico da história onde o diálogo internacional se tornou ainda mais importante para o enfrentamento da pandemia. Com sessões nas quais os alunos se engajaram frente às implicações da Covid-19, não só no âmbito de saúde, a busca por soluções foi intensa e produtiva, levando a acordos multilaterais visando à recuperação das nações envolvidas. Além disso, com o rompimento das barreiras presenciais, o Miguel MUN aumentou sua abrangência para jovens além do Miguel de Cervantes.

Nos debates, alguns pontos muito importantes foram discutidos e estiveram presentes nas resoluções. Nas sessões sobre o impacto econômico do Covid-19 na economia mundial, o comitê do Fundo Monetário Internacional (FMI) acordou a criação do Fundo da Covid-19 para a recuperação econômica das nações após a pandemia, o incentivo à prática de políticas monetárias expansionistas e o destino de linhas de crédito e medidas assistencialistas a pequenas empresas e trabalhadores autônomos. A partir do debate sobre os benefícios ambientais do isolamento social, os países pertencentes ao G20 acordaram os seguintes pontos principais: investimentos em longo prazo em fontes de energia sustentáveis e em transporte público eficiente, visando à diminuição das emissões de CO2, assim como o cumprimento das agendas individuais das nações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mesmo em tempos de isolamento social, o Miguel MUN permanece unido, priorizando o aprendizado e a conscientização da nova geração, que está cada vez mais envolvida em questões de importância global. Para mais informações a respeito da atuação do Miguel MUN, siga a página de Instagram do projeto @miguelmun_.