DESTAQUE CERVANTINO

Destaque Cervantino: Luís Eduardo Guerreiro Pimentel

Finalista do Fighting Words Poetry Contest, promovido pelo Pulitzer Center*  

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 25 de junho de 2018.

O aluno Luís Eduardo Guerreiro Pimentel, do 1ºB EM, é um dos 16 finalistas do concurso Fighting Words Poetry Contest e, dos 450 inscritos, o único estrangeiro a se classificar (entre alunos americanos e estrangeiros). O concurso, promovido pelo Pulitzer Center, tem como objetivo promover a reflexão por meio das seguintes indagações: como a poesia pode ser uma resposta eficaz a conflitos e a eventos atuais? Como podemos usar poesia para conectar questões globais aos nossos contextos locais e pessoais?

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes participaram de uma conferência por Skype com a coordenadora de educação do Pulitzer Center, Hannah Berk, que encorajou a participação de todos no concurso.

“Após reflexões iniciais sobre a relação entre jornalismo e poesia, além de discussões sobre conflitos da atualidade, os alunos escolheram uma reportagem escrita por um jornalista do Pulitzer Center e escreveram um poema que deveria incluir pelo menos uma frase do texto que leram”, explicam as professoras Carla Ramos de Abreu, Cristina Lage de Francesco e Eliane Cristine Giordano. O artigo escolhido por Luís foi sobre Donald Trump e Kim Jong-un.

Parabéns, Luís! Estamos muito orgulhosos de você!

Professoras Cristina Lage e Carla Abreu com Luís Eduardo. Foto: Fabio Corrêa Altafim

Confira a poesia de Luís na página do Pulitzer Center: http://pulitzercenter.org/winners-and-losers

Acesse a página com todos os finalistas http://www.pulitzercenter.org/blog/fighting-words-poetry-contest-winners-and-finalists

*O Pulitzer Center é uma organização inovadora e premiada de jornalismo sem fins lucrativos, dedicada a apoiar o engajamento em profundidade com assuntos globais pouco divulgados por meio do patrocínio de jornalismo internacional de qualidade em todas as plataformas de mídia e um exclusivo programa de sensibilização e educação para escolas e universidades.