EXTRACURRICULARES

Quixotes Solidários

Por: Alexandra Onias

O “Quixotes Solidários” tem como objetivo proporcionar aos alunos uma perspectiva de ação transformadora, participando ativamente da comunidade, integrando cidadania, solidariedade e respeito às diferenças. Durante o curso, os alunos são expostos a reflexões que os sensibilizam quanto às necessidades e possibilidades de ações que podem transformar realidades vulneráveis. 

Nesse semestre, a escolha feita pelos alunos para uma transformação social (nicho) foi “crianças com câncer”. Recebemos a ex-aluna Gabriela Machado Rey para contar como foi seu processo de reabilitação, seus desafios e superações após ter sido diagnosticada com leucemia. Esse encontro foi muito importante para que os alunos conhecessem a realidade de uma pessoa que vivenciou todas as etapas da doença.

Foram propostas pesquisas sobre diferentes instituições e hospitais que atendem enfermos. Os alunos também viram, fizeram leituras e planejaram uma ação direcionada ao Hospital Infantil Darcy Vargas.

Durante o curso, os estudantes visitaram a brinquedoteca e a quimeoteca da oncologia, com o objetivo de levar alegria aos internos. Além disso, os alunos produziram e venderam ecobags e pulseiras nos eventos do Colégio, sendo toda a renda revertida para a compra de leite em pó especial para os internos. Esse módulo, intitulado “Transformando corações”, termina em junho. No próximo semestre, outro nicho será atendido.