ENSINO FUNDAMENTAL I

Folclore brasileiro em cena
No dia 26 de agosto, os alunos do 4º ano assistiram à peça Saci: uma viagem ecológica nas lendas brasileiras

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de agosto de 2019.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu, como encerramento das atividades relacionadas ao folclore no 4º ano do Ensino Fundamental, o grupo de teatro Mambembe de Repertório. A atividade, muito apreciada pelos alunos, valorizou aspectos culturais brasileiros relacionados às lendas e aos personagens folclóricos, além de ter estimulado a reflexão sobre proteção ambiental.

No palco, os atores encenaram a divertida história, a qual contava as peripécias de Tonho da Lua, um caboclo que, em sonho, passeia pelas florestas brasileiras atrás de seu cavalo malhado, sua mala de figurino e uma “pedra de raio”.

No caminho, Tonho encontra personagens folclóricos e guardiães da fauna e flora, como Curupira, Macaxeira, Iara, Cuca, Boitatá e o Saci, aprendendo que as florestas precisam ser preservadas e cultivadas para o bem de todo o ecossistema.

Durante a peça, os personagens mágicos do folclore interagem com a plateia, proporcionando muita diversão.

O Teatro Mambembe de Repertório atua há 30 anos no Brasil, percorrendo o país com peças culturais e educacionais que buscam resgatar o folclore brasileiro e contribuir para o pensamento ecologicamente correto.