ENSINO FUNDAMENTAL I

Jornada ao redor do Colégio
Caminhada promove observação e coleta de dados

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de novembro de 2017.

Para avaliar as características do nosso bairro e aprofundar conceitos relacionados à alfabetização cartográfica e lateralidade, a equipe pedagógica do 2º ano do Ensino Fundamental propôs a saída ao entorno do Colégio.

Durante a semana de 21 a 24 de novembro, as turmas saíram para explorar, avaliar e registrar suas observações. A atividade, relacionada tanto à Geografia quanto à Matemática, propôs uma caminhada pela região do Colégio na qual os alunos observaram conceitos abordados nas disciplinas e trabalharam as noções de espaço e direção.

Durante o trajeto, os alunos seguiram o mapa disponibilizado pelas professoras, sempre atentos às placas com o nome das ruas e às sinalizações variadas. Os alunos também demarcaram em seus mapas pontos de referência, como canteiros, esquinas e comércio local.

Ao final do percurso, os alunos compraram um sorvete na loja Mundo Verde, próxima ao Colégio, onde vivenciaram o processo de venda. A compra teve como objetivo trabalhar aspectos relacionados ao troco e à educação financeira. Com o cupom fiscal em mãos, a atividade continuou nas aulas de Matemática.

No dia 21 de novembro, o passeio contou com a presença dos alunos do 3º ano do Ensino Médio como parte do projeto Deixando Marcas. O projeto marca o momento em que os alunos próximos de encerrarem sua escolaridade no Colégio transmitem algumas de suas vivências aos alunos menores do Ensino Fundamental.