Uma Aventura Quixotesca no Colégio Miguel de Cervantes
Alunos acompanham a montagem da obra e conversam com os artistas

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de abril de 2016.

O artista plástico e cenógrafo Silvio Galvão* e o mestre artesão Sandro Rodrigues (fundador e atual presidente da Cooperaacs** – Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva) estiveram, no dia 25, no Colégio Miguel de Cervantes, finalizando a montagem de Uma Aventura Quixotesca, conjunto de esculturas para a exposição em homenagem ao IV Centenário da Morte de Miguel de Cervantes***. Recepcionados e acompanhados pelos alunos do Grupo Gestor de Sustentabilidade do Colégio Miguel de Cervantes, os artistas participaram de uma programação de encontros com alunos de vários segmentos.

As imensas esculturas de Dom Quixote, Rocinante e Sancho Pança, feitas de material reciclado, estão localizadas ao lado do Teatro do Colégio e chamaram a atenção pela complexidade da instalação e capricho artístico. Durante toda a manhã, os artistas conversaram com os alunos sobre a gestão de resíduos e materiais reciclados e a produção das obras da cooperativa.

Para produzir as peças, foram utilizados 150 quilos de plásticos e sucatas, 2 mil latinhas de Coca-Cola, 4 mil tampinhas de garrafa de cerveja, 120 câmaras de bicicleta, 2 mil lacres de latinha, 10 quilos de retalhos de pano e 30 quilos de papel. Segundo os artistas, foram quase nove meses para a finalização da obra, que foi montada pela primeira vez em julho de 2005, no Conjunto Nacional, como comemoração ao IV Centenário da Publicação da Primeira Parte da Obra de Cervantes.

O condomínio mantém um programa permanente de coleta seletiva, implantado em 1992. Desde 2001, sob a orientação do cenógrafo Silvio, o programa é cenário obrigatório da Avenida Paulista nas festas de fim de ano, responsabilizando-se pela decoração da fachada e instalação de presépios realizados predominantemente com materiais recicláveis e sucatas.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Silvio explicou que as obras elaboradas em conjunto com a Cooperaacs envolvem um trabalho de inclusão social e filantropia com instituições parceiras que incluem socialmente, por meio de oficinas de artesanato, portadores de deficiência, pessoas com necessidades especiais, dependentes químicos, ex-presidiários e moradores de rua. Idealizador do projeto, Silvio ressalta a importância social do trabalho colaborativo. “A coleta, a seleção e a solução artística para executar o projeto que eu crio é da cooperativa. Essa produção é muito complexa, pois as equipes e entidades com quem trabalhamos não são de artistas, de forma que a execução é um esforço de transformação pessoal”, conta Silvio.

O artista defende que a conscientização e a educação no descarte do lixo são as principais formas de evitar o desperdício, fomentar o consumo consciente e transformar a realidade de muitas pessoas. “A matéria-prima para nosso tipo de arte é o material reciclável em bom estado. A arte não é a solução, mas ela é uma ferramenta de conscientização que pode estimular o critério no descarte do lixo. O caminho para reciclagem é a educação e, se aprendermos a cuidar do lixo, ele deixará de ser um problema para ser um objeto útil ou artístico”, conclui Silvio.

Durante o bate-papo, o mestre artesão Sandro convidou as crianças do Fundamental I a descobrirem os objetos que formam o corpo do cavalo Rocinante; teclados, óculos, aparelhos celulares, viseiras de capacete, entre muitas sucatas, devidamente transformadas, que dão vida à obra. Ele também explicou a relevância da matemática e da noção espacial para construir um objeto tão grande e manter a proporcionalidade. Silvio comenta que, apesar de ser feita de sucata, a realização da obra chegou ao custo de aproximadamente 250 mil reais. As peças, que já viajaram para várias partes do país, estavam para ser descartadas. O cenógrafo acredita que a iniciativa do Colégio valorizou e revitalizou a obra. Para Sandro, é uma honra expor no Colégio que leva o nome de Cervantes.

A Exposição Vida e Obra de Cervantes faz parte dos atos comemorativos do IV Centenário da Morte de Cervantes, que reúne obras de diversos artistas e está aberta ao público de 27 a 30 de abril, das 10h às 16h, durante as atividades da 33ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes.

A cobertura completa da 33ª Feira do Livro, realizada pelos alunos do Colégio, pode ser acompanhada a partir do dia 27 de abril pelo site: www.cmc.com.br/feiradolivro2016

Saiba mais:
*Silvio Galvão trabalhou no departamento de cenografia da TV Cultura como chefe de efeitos especiais desde o histórico Bambalalão, também passando por programas como Mundo da Lua e Glub-Glub, até o premiadíssimo Castelo Rá-Tim-Bum. Perito no processo de transformação de materiais, Silvio compõe réplicas, dioramas, mock-ups, pequenas e grandes instalações. O segredo, segundo ele, está na medida certa de cada aplicação dos inúmeros itens utilizados na confecção de uma obra.
www.silviogalvao.com.br

**A Cooperaacs desenvolve projetos especiais que reúnem arte, sustentabilidade e resgate da cidadania por meio do reaproveitamento de materiais e da sensibilidade de talentos excluídos da sociedade para empresas e entidades filantrópicas. Todos os anos, toneladas de resíduos sólidos, principalmente garrafas pet, são transformadas em obras únicas.
www.cooperaacs.org.com

*** Exposição Vida e Obra de Miguel de Cervantes: https://www.cmc.com.br/default.asp?PaginaId=11242