Cervantes Solidário no Dia da Família
Em 16 de setembro, a equipe do Cervantes Solidário esteve na EMEI Professor Antônio Carlos Pacheco e Silva

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 25 de setembro de 2017.

Os grupos, do CCA São Matheus – Jaqueline, de musicalização, orientados pelo professor Dê Portela, e de arte e educação, orientados pela professora Alexandra Onias, participaram do Dia da Família, tradicional evento da EMEI Professor Antônio Carlos Pacheco e Silva, que tem como objetivo proporcionar a integração entre escola, família e comunidade.

No Dia da Família, os grupos apresentaram a atividade interativa da dança circular. Segundo a professora Alexandra, a escolha da dança estava consonante com a proposta do evento. “As danças circulares fazem parte de uma prática ancestral de natureza cooperativa que estimula os participantes da roda a respeitar, aceitar e honrar as diversidades. O enfoque não está na técnica, e sim no sentimento de união do grupo, apoio e auxílio aos companheiros que participam. Quando damos as mãos, percebemos que a boa vibração corre através da energia que circula, formando uma grande corrente amorosa”, afirma Alexandra.

Durante toda a manhã, mais de 120 pessoas estiveram na EMEI. Os grupos do Cervantes Solidário apresentaram a Ciranda das Rosas, o Jongo e o Cirandeiro, incentivando famílias e convidados a participar dançando e cantando. O evento contou também com oficinas de artes plásticas, de montagem de lego e com a exposição de trabalhos realizados pelas crianças da EMEI que enfatizavam a importância das famílias.

Há mais de sete anos, o projeto social do Colégio Miguel de Cervantes mantém a parceria com a EMEI em atividades educacionais, culturais, esportivas e recreativas.