ENSINO MÉDIO

Skype Conference com Quizlet
Atividade promove intercâmbio de conhecimento e prática significativa de comunicação em inglês

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 28 de fevereiro de 2018.

No dia 27 de fevereiro os alunos do 2º ano do Ensino Médio participaram de uma conferência via Skype com os empreendedores da Quizlet, na Califórnia. Alguns integrantes do time da empresa, Maninder Saini, Andrew Sutherland e Jennifer Liu, conversaram com os alunos sobre os trabalhos de criação desenvolvidos pela empresa. A Quizlet é uma plataforma digital que promove aprendizagem por meio de interação e colaboração, viabilizando o intercâmbio de conhecimento entre estudantes e professores do mundo todo.

A partir da proposta das aulas de inglês que envolve empreendedorismo e tecnologia, dentro do contexto de uso significativo da linguagem, propiciando situações comunicativas, os alunos desenvolverão um aplicativo e simularão uma apresentação para investidores. Um dos objetivos da atividade foi, portanto, inspirar os jovens por meio do contato com uma experiência da vida real.

Durante a conferência os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre a empresa, produto, mercado e processos criativos. Dessa forma,  puderam enriquecer vocabulário e argumentos no contexto empresarial, os quais irão colaborar para suas apresentações.

Para as professoras Carla Ramos Abreu e Cristina Lage de Francesco, a atividade constitui uma estratégia na qual o uso do idioma se apresenta como importante ferramenta para o desenvolvimento de inúmeras habilidades. “A conferência possibilitou que os alunos aprendessem um pouco mais sobre empreendedorismo. A sessão, baseada em suas perguntas, referentes ao processo de criação, implementação e desenvolvimento de uma ideia ou negócio, contribuiu para que eles pudessem desenvolver o projeto proposto na disciplina de Inglês. Além disso, a atividade também promoveu o uso e a prática do idioma de forma relevante, desenvolvendo objetivos do ensino para o século XXI: criatividade, pensamento crítico, comunicação e colaboração. É a língua inglesa aliada à tecnologia abrindo portas para o mundo.”, afirmam Cristina e Carla.