ENSINO FUNDAMENTAL I

Feira do Livro

Palestra sensibilizadora para a obra Alinhavos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de abril de 2022.

Roupa para quê? Para onde vão as nossas roupas? Essas são algumas das questões que a autora Alessandra Ponce Rocha desenvolve em seu livro Alinhavos – O futuro do planeta está no seu guarda-roupa, ilustrado por Camila Sampaio. A obra será trabalhada com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental na 38ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes.

Para sensibilizar os alunos para a leitura do livro, a equipe pedagógica do 4º ano promoveu, no dia 25 de abril, um encontro com a designer de moda e ex-aluna do Colégio Thainá Cavalheiro.

Durante o encontro, Thainá conversou com os alunos sobre o conceito e a evolução do vestuário, consumo consciente, reciclagem e reaproveitamento das roupas. Ela explicou novos modelos de negócio, os chamados Second hand ou brechós, que ofertam produtos de segunda mão em espaços físicos ou na internet. Ela também falou sobre customização de roupas como uma iniciativa sustentável e divertida que pode imprimir um estilo e despertar o gosto por atividades manuais.

Além disso, a designer propôs aos alunos uma reflexão sobre o que é conforto, o que é necessidade e o impacto de nossas escolhas sobre o meio ambiente. Ao longo do bate-papo, os alunos puderam tirar dúvidas e pensar em sugestões sobre o assunto. Foi um momento muito enriquecedor, que instigou ainda mais os alunos para a leitura da obra.