INSTITUCIONAL

Entrega oficial do Complexo Aquático

Em 27 de abril, o Colégio Miguel de Cervantes, conclui a 3ª fase da obra Master Plan

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 28 de abril de 2022.

Com grande alegria anunciamos a finalização das obras do complexo aquático do Colégio Miguel de Cervantes. A conclusão da última fase do Master Plan representa um marco importante na história da Instituição, pois o complexo aquático sempre esteve no projeto da ACESP – Associação Colégio Espanhol de São Paulo –, a entidade mantenedora do Colégio.

O belo projeto arquitetônico, distribuído em mais de 1800m2, contempla duas piscinas: infantil e semiolímpica. A estrutura conta com painéis de energia solar, vestiários e arquibancadas independentes que servirão para atender devidamente às atividades curriculares e extracurriculares do Colégio.

Para a entrega oficial do espaço, o Colégio contou com a presença dos conselheiros da Acesp  e de seu presidente, D. Fernando Garcia Casas, embaixador da Espanha no Brasil. Também estiveram presentes Miguel Gomez de Aranda, cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Gonzalo Moro, cônsul adjunto  da Espanha em São Paulo, além de membros da equipe diretiva do Colégio e convidados da embaixada.

Para iniciar o ato o diretor-geral do Colégio, Jorge Berné, deu as boas-vindas a todos e passou a palavra ao embaixador. D. Fernando Garcia Casas ressaltou a importância do Master Plan e agradeceu à cidade de São Paulo e aos empresários que apostaram, há mais de 40 anos, na criação de um colégio espanhol internacional no Brasil. “Agradecemos à sociedade paulista por receber, com os braços abertos, os cidadãos espanhóis que emigraram até aqui e que se integraram ao tecido social e econômico de São Paulo e a todas as famílias que confiaram a educação de seus filhos ao Colégio Miguel de Cervantes. O Master Plan é uma obra que garante o futuro do Colégio e que responde às necessidades pedagógicas e culturais da comunidade escolar. Ele permitiu otimizar a organização de atividades e espaços (…). O Colégio reforçará seu papel como um centro de vanguarda graças às magníficas instalações, que reúnem o mais avançado em arquitetura e engenharia. Essa obra de reforma e ampliação é um motivo de orgulho para a comunidade espanhola no Brasil e para todos aqueles que fazem parte da história do Colégio Miguel de Cervantes. Ela reforça o caráter internacional de referência desse centro, que acolhe estudantes brasileiros e do mundo todo”.

Na sequência,  Jorge Berné  destacou a emoção do encontro, que celebra a maior obra realizada em mais de 40 anos do Colégio. “Este Colégio vive hoje um momento muito especial. Em seus quarenta e quatro anos de vida, e também muito antes de sua construção, foi um sonho dos fundadores, de todas as equipes, pedagógicas e administrativas, dos que foram alunos, agora ex-alunos e pais de alunos. Nos meses em que estou na direção, e com a responsabilidade de encarar esse desafio, muitas pessoas já brincaram comigo sobre o assunto. Em resumo, gostaria de trazer um ditado espanhol: quem segue, consegue. Os sonhos são a semente da realidade”.

Ao final, diretor e embaixador seguiram com o descerramento da placa do complexo.

Para a exibição dos diferentes estilos de natação, como nado crawl, costa, borboleta, revezamento livre e medley, o Colégio convidou alunos que são destaques no esporte e que participam de diversos campeonatos. São eles: Felipe Romylos Robotton Bethanis, Felipe Taveira Lira, Gabriel Flexa Saragiotto, Guilherme de Almeida Prado Corrêa, João Onofre Editore, João Pedro Abla Rossetti, Lucas Rocha Pollo, Natália Sanchez Alarcon Furquim de Campos, Olívia Figueiredo Salgueiro, Pedro Taveira Lira, Rafael Mitsubayashi e Sofia Flexa Saragiotto. A largada e apresentação das demonstrações foi dada por Felipe Domingues, coach da seleção olímpica e paralímpica de natação e pai da aluna Ana Carolina Domingues, do 7º ano.

Além disso, a equipe juvenil de nado artístico do Clube Paineiras, sob o comando da técnica Shirlei Montanari, fez uma belíssima demonstração de natação artística, composta pelas atletas Marina Postal e Isabella Viana no dueto e Iris Cano no solo.

A programação contou também com uma apresentação musical organizada pelo departamento de música do Colégio com a participação especial dos alunos Pedro Klingelflus Ganme no piano e Helena Tomimatsu Bemelmans na voz, do chefe de estudos Mario Ilde Velasco, no cavaquinho e violão, e da professora de espanhol e bailarina de flamenco, Tábata Andugar Bessa Lima.

Ao final, convidados e autoridades confraternizaram em um coquetel para celebrar mais essa nova conquista.