ENSINO FUNDAMENTAL II

Projeto: Cápsula do Tempo

Alunos se reencontram para a abertura da cápsula fechada em 2013

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de maio de 2018.

No dia 18 de maio, durante a Feira do Livro 2018, as professoras Alexandra Sin e Lissette Moreira finalizaram o projeto A cápsula do tempo, iniciado em 2013 com os alunos do 6º ano.

Na ocasião o Colégio completava 35 anos e as professoras propuseram aos alunos que fizessem uma atividade na qual pudessem enaltecer a memória pessoal e do Colégio. Naquele momento, os alunos preparam uma entrevista com a diretora Amélia e com a professora de matemática Vivian Ferri, pessoas que trabalham há muitos anos no Colégio e que fazem parte de sua história. A entrevista gravada em áudio foi parte dos materiais separados para serem guardados, com revistas e jornais da época.

Também para compor a cápsula, os alunos elaboraram cartas detalhando aspectos de sua rotina, tipo de comida, música, livros, filmes e hobbies favoritos para descobrirem as mudanças após o tempo. Por fim, eles selecionaram objetos pessoais representativos para eles e lacraram todos os elementos dentro de uma caixa, representando a cápsula do tempo.

Após esse tempo, chegou o momento de abrir a cápsula: os alunos agora estão no Ensino Médio, o Colégio completa 40 anos. Esse momento especial reuniu direção, alunos, professores, equipe de orientação e funcionários no jardim botânico do Colégio para um momento de celebração e nostalgia.

Em meio a um delicioso café da manhã, a cápsula foi aberta e cada aluno recebeu sua colaboração de volta para ler e recordar. O ato homenageou a diretora Amélia e a professora Vivian, que acompanharam a cerimônia.