ENSINO MÉDIO

Falando e fazendo: o Miguel de Cervantes no Fórum FAAP

Com a arrecadação de alimentos e intensos debates, a delegação cervantina participou mais uma vez do evento

Por: Murilo Enrique Dorión Nieto | 25 de junho de 2018.

Qualquer feriado prolongado é uma data ansiada pelos estudantes para descansar ou viajar. No entanto, 12 alunos e alunas do Colégio Miguel de Cervantes, além de dois ex-alunos, optaram por passar seu recesso de Corpus Christi no Fórum FAAP – um dos maiores eventos de discussão estudantil do estado de São Paulo. Inspirada pelo modelo de debate adotado na Organização das Nações Unidas, essa proposta pedagógica apresenta temas de discussão que formam a pauta de órgãos internacionais na atualidade, como a ameaça norte-coreana ou a questão dos refugiados.

Os assuntos discutidos, geralmente já abordados em sala de aula, não são algo novo para os participantes. No entanto, transferir esse conhecimento para a realidade das relações geopolíticas requer um esforço diferenciado. Com o apoio dos professores André de Oliveira, Maíra da Costa e Rocío Eiras, o grupo pôde entender os detalhes da questão a ser resolvida em seus respectivos comitês. Nessa preparação, como colocado pelo professor André, a “visão romântica” por meio da qual muitos adolescentes encaram a geopolítica é o primeiro equívoco a ser desconstruído. Além de ser indispensável para o sucesso nas discussões do evento, eliminar essa idealização e considerar os interesses envolvidos em qualquer questão de política internacional é entender as regras do jogo, sendo assim capaz de se posicionar.

Essa habilidade é essencial para qualquer discussão. No entanto, diferentemente de debates comuns, os participantes desse evento assumem a posição de um país – a qual pode não condizer com seus valores pessoais. Valentina Spedine, do 2º ano C, relata que foi necessário aprender a argumentar por algo que não apoia, mas vê esse conflito como uma oportunidade de crescimento. “É importante para entender os diferentes pontos de vista, as diferentes visões”, afirma. Para defender uma postura sempre calcada por interesses, a argumentação rápida é essencial – por isso, como afirma seu colega Pedro Feltrim, o maior ganho com o evento foi a “experiência de como debater, como bolar argumentos rápidos com o que você tem e no contexto do debate”. Como palavras são levadas pelo vento, um grupo de alunos – a imprensa – atua noticiando as discussões. Francisco Stelzer fez parte dessa equipe e comemora que, “por ser um feriado, […] pudemos nos dedicar completamente àquilo que estávamos fazendo”.

A dedicação, no entanto, começou muito antes para os alunos Sophia Haddad, Valentina Spedine, Luis Porro e Guilhermina Sampaio que, estimulados pelo Prêmio de Responsabilidade Social oferecido pela FAAP, organizaram uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis para o Instituto C. Os mais de 100kg de comida doados serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade. Essa iniciativa dos estudantes foi parte de um projeto de CAS, parte central do currículo IB que estão cursando, no qual a ação social é fortemente encorajada. A campanha irá atingir até 226 famílias atendidas pelo instituto e, segundo Sophia Haddad, “[faz] nos sentirmos responsáveis por mudar a realidade em que vivemos, para que possamos contribuir na criação de um mundo melhor”.

Os delegados do Colégio Miguel de Cervantes fizeram a diferença dentro e fora dos comitês. Na discussão, os alunos Isabella Baxter e Murilo Dorión, do 3º ano C, foram agraciados com uma menção honrosa ao representar o Peru no Conselho de Segurança em inglês. Com a arrecadação de alimentos, o grupo ajudou o Instituto C a manter suas atividades. Impondo-se com argumentos, escrita ou iniciativa, todos voltaram às aulas na segunda-feira um pouco mais protagonistas deste mundo onde vivemos e, como disse  Pedro Feltrim, com a certeza de um feriado “bem gasto”.

Alunos que participaram do Fórum 2018 e seus respectivos comitês
Camila Castillo Paranhos (1ºD) – Peru no International Monerary Fund (em inglês)

Natalia Rocha Benatti (1ºD) – Austrália no International Moneratu Fund (em inglês)
Valentina Spedine Sierra (2ºC) – Hungria no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.
Felipe Camargo (2ºC) – República Tcheca na Organização do Tratado do Atlântico Norte
Luis Porro (2ºC) – Hungria na Organização do Tratado do Atlântico Norte
Luca Pisano (2ºC) – Bulgária na  Organização do Tratado do Atlântico Norte
Francisco Stelzer (2ºC) – imprensa
Matheus Carvalho (3ºC) – imprensa
Duplas:
Sophia Dzundza Haddad e Pedro Bueno Feltrin (2ºC) – Kuwait no United Nations Security Council (em inglês)
Isabella Baxter e Murilo Dorión (3ºC) – Peru no United Nations Security Council (em inglês). Receberam uma Menção Honrosa.
Guilherme Arashiro e Eduarda Vieitas (ex-alunos) – Bulgária no Conselho de Segurança das Nações Unidas especial.