ENSINO FUNDAMENTAL

Chá dos avós 2019
Encontro proporciona troca de experiências e muito carinho

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 28 de junho de 2019.

De 18 a 27 de junho, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental receberam os avós em um evento que, a cada ano, promove interação, alegria e muita emoção. A atividade faz parte do planejamento, desenvolvido desde o início do ano, que estabelece as noções de permanência e de transformações ocorridas ao longo do tempo, objetivos trabalhados principalmente nas aulas de Geografia e História.

Durante o primeiro trimestre, os alunos elaboraram uma carta aos avós sobre os hábitos de sua infância, brincadeiras, escola e família. Na visita ao correio, os alunos postaram as cartas aos avós “à moda antiga”. Os avós também responderam, detalhando experiências resgatadas na memória. A ansiedade pela chegada da resposta e as leituras em sala colaboraram para muitos diálogos e reflexões sobre o tempo e um modo de vida que, apesar de não muito distante, era bem diferente da realidade que eles conhecem.

Então, no dia do Chá, netos e avós puderam concluir suas percepções sobre o tempo. A confraternização começou desde a chegada ao Colégio, onde muitos abraços, beijos, carinhos e conversas invadiram o espaço. Após a breve parada para uma foto, as orgulhosas crianças mostraram aos avós sua sala de aula e um vídeo, preparado por elas, contando um pouco sobre o projeto. Em seguida, todos foram juntos decorar uma caixinha de palito de sorvete produzida pelos alunos e que serviu para guardar o monóculo com a foto do dia, lembrança desse momento especial.

Os carinhosos relatos, além de situarem os alunos no tempo e em suas mudanças, valorizaram a memória e o respeito ao passado como construção do presente. O encontro acabou em uma confraternização no restaurante do Colégio, onde as conversas e as lembranças continuaram, regadas a chá, carinho e emoção, acompanhadas de deliciosos bolos, sanduíches e recordações.