INSTITUCIONAL

Cervantes Sustentável
No sábado, 25 de agosto, o Colégio Miguel de Cervantes recebeu mais de 800 pessoas para o evento

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 27 de agosto de 2018.

A programação do Cervantes Sustentável, organizada pelo Grupo Gestor de Sustentabilidade, contou com oficinas interativas, exposições, painéis, entre outras atividades educativas e divertidas para toda a família.

Durante a manhã, os participantes foram convidados a uma reflexão sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os alunos do curso Oficina de Sustentabilidade apresentaram painéis interativos sobre o tema.

Coletores GreenWins, para pilhas e baterias, e do App Molecoola, para recicláveis, foram distribuídos pelo evento com a finalidade de reafirmar a importância dos três Rs do desenvolvimento sustentável – reduzir, reutilizar e reciclar – para a saúde ambiental do planeta.

As crianças exercitaram o desprendimento em apoio ao consumo consciente trocando brinquedos na “Ilha de brinquedos”. Elas usaram toda a criatividade e aprenderam com os alunos do projeto Cervantes Solidário a construir instrumentos musicais com sucatas, além de soltarem a imaginação na sessão de contação de histórias. O circuito de brincadeiras da oficina do App Partake the bread, garantiu a diversão e valorizou o cuidado com o planeta. A gincana desafiou as crianças a se transformarem em verdadeiro super-heróis em defesa da sustentabilidade e das ODS.

O curso extra de voluntariado, o Quixote Solidário, apoiou a campanha Doe Solidariedade, realizada pelo Colégio, incentivando a participação de todos na doação de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Alunos do 9º ano fizeram relatos sobre suas experiências com voluntariado durante a viagem à Espanha e separaram todos os itens arrecadados para a campanha durante o evento.

Na oficina “Jardim sustentável”, os participantes construíram um miniecossistema em um terrário. Já na oficina “Composteira doméstica” todos aprenderam uma forma simples de transformar os resíduos orgânicos em adubo. E levaram para casa suas composteiras para comprovarem a eficiência do método.

Para Paula Regina Moura Uriarte, mãe de Manuela Uriarte, do 7º ano B, o evento é fundamental para reforçar a importância da sustentabilidade. “É fundamental essa programação do Cervantes. É uma iniciativa muito atual e importante. Acho que caminhos como esse não têm volta. O Colégio precisa continuar plantando essa semente.  Percebo que há muitas famílias aqui, mas essa é uma festa que deveria estar ainda mais cheia devido a sua importância”, comenta Paula.

Para Gabriela Zago de Oliveira, mãe de Alex Zago, 4º ano C, o evento contribui para a conscientização dos jovens quanto ao futuro. “Eu acredito que um evento como esse contribui muito para passar uma mensagem de cuidado com o meio ambiente para as crianças e adolescentes, porque são eles que vão cuidar do planeta daqui para frente”, afirma Gabriela.

A “Yoga pais e filhos” proporcionou momentos de concentração no reforço dos laços familiares e de amizade. Além disso, a natureza foi revisitada sob o olhar dos participantes amantes da fotografia na oficina “Descobrindo detalhes da natureza”.

Na oficina “A cidade que queremos”, ideias para a construção de uma cidade ideal se materializaram de forma coletiva. O trailer sustentável demonstrou como é possível desenvolver técnicas sustentáveis em casa visando a acabar com o desperdício de água e de energia. A oficina de “Culinária sustentável” ensinou os participantes a preparar uma receita deliciosa de bolo de banana com o aproveitamento da casca.

Por fim, o evento também contou com a “Feira de orgânicos” da Prana Shala Orgânicos e Naturais, com demonstração de produtos agroecológicos e venda de produtos orgânicos direto dos produtores.