28/08/2025 – Projeto Empatia – COP30

ENSINO MÉDIO

Projeto Empatia – COP30  

Alunas do Ensino Médio participam de desafio de liderança climática para a COP30 em Belém.

Por: Ruan Santos | Editado por: Ingrid Costa | 26 de agosto de 2025

O Projeto Empatia, da editora Edify Education, convidou estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil para participar de uma iniciativa voltada a debates e soluções sobre sustentabilidade e meio ambiente. O objetivo é propor um desafio que dê voz às ideias inovadoras de jovens do Ensino Fundamental e Médio, das quais algumas serão selecionadas para representar a juventude brasileira na COP30 — a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, no estado do Pará, em novembro deste ano.

Entre os participantes, as alunas Ana Luísa Bitu e Giovana Nunes Zaniolo, do 3º ano A, representaram o Colégio e expuseram suas reflexões sobre o futuro do planeta em uma apresentação de 1 minuto, na qual elas assumiram o papel de agentes de transformação social pela ação climática.

Na fala de Ana Luísa, a estudante destacou a educação como fator de transformação, ressaltando a importância de levar o conhecimento a todas as camadas da sociedade e alertando para os riscos de quando a população não sabe como agir: “Educação climática é uma ação climática!”. Já Giovana enfatizou a necessidade de reconfigurar as práticas industriais atuais, reduzindo a emissão de gases poluentes, reflorestando áreas devastadas e adotando fontes de energia mais sustentáveis: “O planeta pode se recuperar se agirmos agora”.

A COP é um encontro global realizado anualmente e, em 2025, chega à sua 30ª edição. Sediada em Belém, uma das capitais amazônicas, reunirá em novembro lideranças mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir medidas de enfrentamento às mudanças climáticas.

Durante o desafio, as alunas aplicaram habilidades especificas, como uso de recursos linguísticos, segurança e precisão na fala, adequação vocabular, clareza na articulação de ideias, qualidade do discurso, compreensão do problema e capacidade de propor soluções.

A comunidade escolar parabeniza Ana Luísa Bitu e Giovana Nunes Zaniolo pela dedicação ao Projeto Empatia, da Edify Education, que valoriza a força juvenil como motor da transformação social.

 

 

 

 

Páginas relacionadas

Agende uma visita

26/01/2026
Segunda-feira Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 das 09:30 às 10:30