Projeto ReciclArte no Colégio Miguel de Cervantes

Criatividade, Atividade e Serviço – CAS – Programa do Diploma IB

Por: Giulia Fontana Guilherme Caselli, Gustavo Abou Samra Martins Dias e Manuela Franz da Rosa Carlos

O projeto da TerraCycle, realizado em parceria com a Faber-Castell, chegou ao Miguel! Com o intuito de conscientizar ainda mais a comunidade escolar sobre a importância e facilidade da reciclagem, decidimos aderir à proposta de reciclagem de materiais escolares com o nome de ReciclArte. Nosso maior objetivo é diminuir o desperdício desses materiais, objetos difíceis de serem reciclados, e aumentar a sustentabilidade da nossa instituição educativa.

 

COMO FUNCIONA?

Espalhadas pela escola, haverá caixas propriamente identificadas nas quais qualquer aluno poderá depositar os materiais escolares que desejar reciclar. Podem ser descartados lápis

grafite, lápis colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-textos, marcadores permanentes e marcadores de quadro-branco. *Lembrando que esses materiais podem ser de qualquer marca; a proposta não se limita a itens da Faber-Castell. *

Após essa coleta nas caixas, que será feita mensalmente, nós enviaremos os materiais arrecadados para um centro de coleta.

O QUE ACONTECE COM O MATERIAL?

Todos os materiais depositados nas caixas são reciclados. A TerraCycle os transforma em uma matéria-prima denominada Pellet, após serem separados e lavados. Essa matéria é depois utilizada para a produção de outros objetos que utilizamos no nosso dia a dia, como bancos e lixeiras.

RECOMPENSA E RESULTADO

O projeto propõe uma recompensa cada vez que se atinge o peso mínimo de materiais reciclados. O peso mínimo que devemos arrecadar para poder enviar os materiais para reciclagem é de 5 kg, e a cada 12 g (aproximadamente o peso de cada item que pode ser reciclado) nossa escola recebe R$0,02, sendo todo o dinheiro arrecadado direcionado para a instituição sem fins lucrativos ou escola de nossa escolha.

COMO FICA O PROJETO DURANTE A PANDEMIA?

Sabemos que todos estamos passando por tempos difíceis e de muitas novidades. Felizmente, nosso projeto permite que a contribuição aconteça da casa de cada um dos alunos. Pedimos a colaboração de vocês, alunos e pais, para que guardem os materiais que não servem ou que já não usarão durante esta época de quarentena, e garantimos que assim que a volta às aulas ocorrer as caixas estarão disponíveis para que depositem seus objetos para reciclagem!

A reciclagem é um ato muito simples e que ajuda incrivelmente o meio ambiente. Se cada um fizer uma pequena parte, já faremos uma grande diferença 🙂

Se tiverem alguma dúvida, estaremos sempre disponíveis no nosso Instagram @reciclarte.cmc, onde postaremos atualizações constantes do andamento do projeto quando estivermos de volta à escola e informaremos a escolha da instituição sem fins lucrativos. Podem também mandar um e-mail para 1713052@aluno.cmc.com.br caso precisem de alguma informação.

 

Agradecemos a contribuição de cada um de vocês!

https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell