INSTITUCIONAL

III Jornada Literária Inclusiva do Colégio Miguel de Cervantes
Nos dias 26 e 27 de outubro, a programação foi dedicada ao tema acessibilidade atitudinal

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 28 de outubro 2022.

A Jornada Literária e Inclusiva é um evento idealizado e organizado pela equipe da Biblioteca do Colégio Miguel de Cervantes. Em sua primeira edição, a Jornada teve o enfoque na literatura e na cultura como ferramentas de promoção da inclusão e da diversidade. A segunda Jornada teve como objetivo despertar o interesse pelas práticas inclusivas na comunidade escolar. Na Jornada de 2022, a proposta foi proporcionar experiências sensoriais e desenvolver reflexões sobre a acessibilidade atitudinal, que está diretamente relacionada à percepção do outro sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.

Durante os três dias, a programação foi voltada aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio e colaboradores. Os alunos do 6º e 7º anos, Ensino Médio e colaboradores participaram da experiência “E se fosse ao contrário? Sala Físico Sensorial”, sob a orientação da Profa. Renata Silencio, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A atividade corresponde a um circuito que simula para o visitante algum tipo de limitação: visual total e parcial, física, motora ou auditiva. O objetivo da atividade foi promover sensações que são capazes de despertar reflexões sobre os diferentes tipos de deficiências e como é a vida das pessoas que as possuem.

Os alunos do 8º ano participaram da oficina de iniciação à Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovida pela OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Mais Diferenças. A atividade foi conduzida por Guacyara Guerreiro e Danilo Santos, que também destacaram a importância da acessibilidade em várias esferas e apresentaram o idioma aos alunos.

Para apresentar o projeto “Literatura Acessível: leitura fácil” aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, o Colégio recebeu em uma videoconferência a profª. Vanessa Dagostini, do Instituto Federal-rio-grandense (IFSUL), uma das idealizadoras do projeto. O Programa Literatura Fácil foi criado no segundo semestre de 2020 e inclui uma série de ações voltadas à adaptação literária em leitura fácil para estudantes e pessoas com dificuldades de compreensão leitora.

Na noite do dia 26, as autoras Juliana Lessa, do livro A rima da insulina, e Cláudia Cotes, autora do livro Dorina viu, compareceram a uma live no canal do YouTube do Colégio, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RE8E9OLymB4. As autoras falaram sobre suas experiências de vida relacionadas ao trabalho que desenvolvem na promoção da acessibilidade e inclusão.

No encerramento da Jornada, no dia 27, os alunos do Ensino Médio foram ao Teatro do Colégio assistir ao filme “Down Quixote”, uma adaptação do clássico de Miguel de Cervantes cujo elenco é formado exclusivamente por atores com Síndrome de Down do grupo de teatro do Instituto Movimentarte*. Alguns deles fazem parte do projeto “O normal é ser diferente”, organizado pela prof. Patricia Varela, participando em iniciativas como o curso “Espanhol Extraordinário” ou em atividades de interação e convivência com nossos alunos.

Além dos nossos alunos, também estiveram presentes os atores, membros da equipe de produção e convidados. Após o término do longa, houve uma roda de conversa com Leonardo Cortez, diretor da obra, Tatiana Montezuma, responsável por Relações Institucionais no Movimentarte, e os atores Ian Pereira e Juliana Bessa. A professora de espanhol Patrícia Varela e o diretor geral Jorge Berné mediaram o bate-papo com os estudantes, que puderam fazer perguntas aos atores.

Nos dias 26 e 27 a programação também contou com a participação das editoras  Paulinas, Melhoramentos, Edições SM, Inverso, Grupo Cia das Letras e FTD para uma mostra de livros acessíveis e sobre diversidade e inclusão somente para professores do Colégio. 

*https://www.movimentarte.com/