INSTITUCIONAL

Retorno dos Professores

Em grande recepção, corpo docente voltou ao Colégio após as férias de julho

Por: Matheus Kruger Crivelari I 27 de julho de 2022.

O retorno dos professores na última quarta-feira (27/7) foi muito celebrado. Após um merecido período de descanso, o corpo docente do Colégio Miguel de Cervantes foi recepcionado com um evento especial. Proposto e organizado pela Direção, o encontro contou com palestras excelentes e café da manhã, além das tradicionais reuniões de ciclos.  

Para iniciar a confraternização, os professores do Colégio foram recebidos com um belo café. Foram notados abraços, risadas e conversas animadas, evidenciando a alegria das pessoas em voltar a ver amigos e colegas queridos. A energia revigorada dos educadores emanava pela escola em um tom agradável e reconfortante.

Encerrado esse primeiro momento do reencontro, todos foram encaminhados ao teatro, onde a Equipe Diretiva desejou boas-vindas e um ótimo retorno. Jorge Berné, Diretor Gerente, Moisés Domingues, Diretor de Ensino, Silvia Rizzi, Diretora Administrativa, e Mario Velasco e José Francisco González, Chefes de Estudos, disseram palavras de incentivo e ofereceram total apoio ao longo do semestre.

Ao final da fala da Direção, Lícia Shirassu, Marisol Lage e Silvia Kocina, integrantes da equipe de Atención a la Diversidad do Colégio, subiram ao palco para uma apresentação sobre o método educacional do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Trata-se de um modelo pedagógico no qual a premissa é oferecer ferramentas e oportunidades equivalentes aos alunos, tendo em vista as particularidades e peculiaridades de cada um. Entre vídeos e ilustrações, o conceito foi muito bem absorvido pelos professores presentes. Quando finalizada a palestra, os docentes reuniram-se com seus ciclos para o planejamento do semestre.

Já no final da manhã, após os encontros de área, os professores voltaram ao teatro para uma última apresentação, a qual foi ministrada Dr. Gustavo Estanislau, especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Em uma palestra sobre saúde mental na infância, Estanislau falou sobre comportamentos frequentemente vistos em crianças cuja saúde mental está enfraquecida e qual o papel dos educadores no bem-estar dos pequenos. Além disso, mencionou sobre como a pandemia e o distanciamento social afetaram emocionalmente as crianças e os jovens.