BIBLIOTECA

A imagem de divulgação está em um fundo branco. O desenho da arte mostra os traços de duas cabeças de perfil, cada uma virada para um lado. Uma está com o contorno de cor laranja e aparece em primeiro plano a outra tem contorno magenta e está em segundo plano. O texto anuncia a II Jornada Literária Inclusiva com o subtítulo: Livros acessíveis e Tecnologia assistiva. Abaixo da arte há um retângulo magenta e dentro dele está escrita a palavra PROGRAMA. Abaixo do retângulo estão as datas do evento 21 e 22 de setembro em cor laranja. E abaixo da data o logotipo do Colégio Miguel de Cervantes. O logotipo começa com o desenho de uma representação de Dom Quixote em seu cavalo, com uma lança e um escudo. Em frente ao cavalo está o nome do Colégio. Ao lado do logo estão os ícones de acessibilidade CC e handtalk.

 

PROGRAMAÇÃO

EXPOSIÇÃO “Colorindo a vida por meio da arte” de Augusto Mangussi
O protagonista dessa história é Augusto Mangussi, que tem se revelado como um novo e promissor talento das artes plásticas. O jovem tem no currículo mais de 200 obras e sete exposições, duas delas nos Estados Unidos. Augusto que também toca piano, encontrou na arte uma maneira de superar as limitações do autismo.

Público: Alunos (visitação monitorada nas aulas de artes – respeitando os protocolos sanitários)
Local: Foyer do Teatro
Período: De 20 a 27/09/2021

21/09 (terça-feira)

• Contações de histórias do livro “O rei Careca” com Thiago Franco
Público: Alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental
Local: Teatro (respeitando os protocolos sanitários)
Horários: 8h10; 8h50; 9h30 e 10h30  (meia hora cada sessão)

• Oficina “Mãos que falam” com Filipe Macedo – Atividade virtual interativa com a Linguagem de sinais (Libras)
Público: Alunos dos 2º e 3º ano do Ensino Fundamental
Local: Virtual Teams
Horário: das 8h50 às 9h40 (3º ano EF)
               das 10h50 às 11h40 (2º ano EF)

• Bate-papo com Alex Duarte (idealizador e gestor do Projeto Cromossomo 21) e Fernanda Machado (autora ganhadora do Prêmio Literatura e Inovação).
Participação dos alunos do Projeto “Lo normal es ser diferente”

Público: Alunos do Ensino Médio
Local: No Teams
Horário: das 14h30 às 16h10

• Roda de Conversa “Se ver nas páginas” com a participação dos autores apresentando suas obras inclusivas e acessíveis:
Manuel Filho e Thaissa Alvarenga (Um livro, crianças e muitas histórias); Roberta Asse (Jota e Chico); Kely de Castro (Serei sereia?); Claudia Cotes (Dorina viu); Fernando Mello (Ceci: uma história para ouvir) e Henri Zylberstajn
(Joca e Dado: uma amizade diferente)
Público: Educadores e famílias – Evento aberto ao público externo 
Local: No canal do You Tube do Colégio Miguel de Cervantes
Horário: 19h30
Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Qn1OGzAWzt0

22/09 (quarta-feira)

• Sensibilização interativa do livro “Serei sereia?” com a participação da autora Kely de Castro e do professor André de Almeida Marques
Público: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Local: No Teams
Horário: das 8h às 8h50

• Conversa sobre “Livros acessíveis” a experiência na obra “um sonho no caroço do abacate” de Moacyr Scliar, com a participação da ONG Mais Diferenças.
Público: Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Local: No Teams
Horário: 8h

• Roda de Conversa sobre “Tecnologia assistiva” com a participação de Rafaella Franciscatto (App Hand Talk – tradutor para libras e Motion); Carola Videira (Turma do Jiló – Projeto livro 100% acessível); Carlos Pereira (Livox – App de comunicação alternativa com inteligência artificial) e Grace Kelly Gonçalves (O uso da tecnologia assistiva)
Público: Educadores e famílias – Evento aberto ao público externo 
Local: No canal do You Tube do Colégio Miguel de Cervantes
Horário: 19h30
Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Y7McWYxgch0