BIBLIOTECA

A imagem de divulgação está em um fundo branco. O desenho da arte mostra os traços de duas cabeças de perfil, cada uma virada para um lado. Uma está com o contorno de cor laranja e aparece em primeiro plano a outra tem contorno magenta e está em segundo plano. O texto anuncia a II Jornada Literária Inclusiva com o subtítulo: Livros acessíveis e Tecnologia assistiva. Abaixo da arte há um retângulo magenta e dentro dele está escrita a palavra PROGRAMA. Abaixo do retângulo estão as datas do evento 21 e 22 de setembro em cor laranja. E abaixo da data o logotipo do Colégio Miguel de Cervantes. O logotipo começa com o desenho de uma representação de Dom Quixote em seu cavalo, com uma lança e um escudo. Em frente ao cavalo está o nome do Colégio. Ao lado do logo estão os ícones de acessibilidade CC e handtalk.

 

Alex Duarte
Há 13 anos é palestrante e pesquisador independente na área de inclusão/diversidade, com quatro livros publicados. Desenvolveu um método de empoderamento para pessoas com deficiência intelectual no programa Expedição 21, que estimula a autonomia e a tomada de decisão na vida adulta. É diretor do projeto e do filme Cromossomo 21, premiado em diversos festivais.

 

 

André Marques
Licenciado e Bacharel em Educação Física Pela FMU, Professor do Colégio Miguel de Cervantes, Personal Trainer e ParaAtleta Amador de fisiculturismo. 

 

 

 

Augusto Mangussi
Tem 14 anos, autista, diagnosticado aos 18 meses, e, desde então, passou a ser estimulado por terapias comportamentais e cognitivas. A arte surgiu em 2017 e desde então passou a ser uma grande paixão. Mesmo pintando há pouco mais de quatro anos, o jovem tem no currículo mais de 200 obras e sete exposições, duas delas nos Estados Unidos, a Expo Arte Arizona, da Focus Brasil, que aconteceu em Phoenix e participou da Semana de Arte Basel em Miami, um dos principais eventos do calendário da arte americana, na feira Red Dot, sendo o único com autismo e o mais jovem expositor a participar.

 

Bruno Rondon
Colabora com a Mais Diferenças na produção de livros acessíveis, com ênfase nos livros em Leitura Fácil.

 

 

 

Carla Mauch
É pedagoga, fundadora e coordenadora geral da OSCIP Mais Diferenças. Desenvolve projetos sobre livro, leitura e inclusão e acumula mais 30 anos de experiência em iniciativas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência nas áreas de educação e cultura.

 

Carlos Pereira
Fundador Livox. Pai da Clara, com paralisia cerebral, consequência de negligência médica, por isso é apaixonado pelo empoderamento de pessoas com deficiência, criador do Livox App de comunicação alternativa com inteligência artificial para dar voz as pessoas comunicação não verbal.

 

 

Carolina Videira
Educadora e Empreendedora Social, Fundadora da OSC Turma do Jiló, Mestre em Neurociência, Especialista em Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças, Pesquisadora de Violência Escolar, Coordenadora e Professora da Pós Graduação do Instituto Singularidades e Membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

 

 

Cláudia Cotes
É formada em letras e fonoaudiologia. Doutora em Linguística, Mestra em Fonoaudiologia, especialista em voz pelo Centro de Estudos da Voz – CEV/SP. Autora de livros infantis. Idealizadora do primeiro telejornal inclusivo, o Telelibras e do projeto Rádio em Libras.

 

 

Danilo Santos
É professor de Libras  e trabalha na área de conteúdos acessíveis da Mais Diferenças.

 

 

 

 

Fernanda Machado
Nasceu em Porto Alegre, é formada em Design Gráfico, tem síndrome de Down e muita criatividade e imaginação. Ama muito o mundo dos livros e das artes. Desde o primeiro ano do ensino médio, afirmava que queria ser escritora. Fernanda também foi uma das participantes da Expedição 21 – primeira imersão de empoderamento para pessoas com deficiência intelectual, que se transformou em documentário. Em 2020, participou da seletiva do Prêmio Cromossomo 21 de Literatura e Inovação, sendo consagrada a grande vencedora.

 

Fernando Mello
É professor universitário, desde criança é apaixonado pelos sons, sua curiosidade com tudo que ouvia o levou a tocar piano sozinho com 8 anos. Se formou em imagem & som e é músico profissional.

 

 

Filipe Macedo
É contador de histórias na Editora Ciranda Cultural e professor do curso de pós-graduação A arte de contar histórias no Instituto Inovação de Ensino – Faculdade Itaquá. É tecnólogo em artes dramáticas pelo Senac, graduado em produção audiovisual pela Unia e pós-graduado no curso A arte de contar histórias: abordagens poéticas, literárias e performáticas pela Casa Tombada.

 

Grace Gonçalves
Especialista e Design de Tecnologia Educacional no colégio Miguel de Cervantes
Bacharel em Sistemas de Informação. MBA em Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (LASSU- USP). Graduada em Matemática (licenciatura). Pós-graduada em Computação aplicada à Educação pelo ICMC – USP. Idealizadora e Coordenadora da Comunidade Te & Ti Partners Brasil.

 

 

Henri Zylberstajn
É empresário e empreendedor social, tem 3 filhos e depois que o seu caçula nasceu com síndrome de Down, ele e sua família se engajaram na causa de pessoas com necessidades diferenciadas. É fundador do Instituto Serendipidade, organização social que atua com inclusão de pessoas com deficiência intelectual, sobretudo na apresentação do tema e na defesa dos benefícios que a inclusão oferece a todos que com ela se envolvem. Autor do livro Joca e Dado uma amizade diferente.

 

 

Kely Castro
Atriz, bonequeira, pesquisadora, autora e educadora. Especialista em Teatro de Formas Animadas. Doutora em Artes Cênicas pela Unesp, Mestra pela USP. Professora adjunta em Teatro na UFG – CEPAE. Fundadora da Cia Animalenda.

 

 

Manuel Filho
Escritor, cantor e compositor. Em 2008 recebeu o prêmio Jabuti de Literatura, possui mais de 60 livros publicados. Integrou importantes projetos literários como o “Viagem Literária”, da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, e “Literatura Viva”, do SESI-SP.O escritor, está à frente do projeto “Um livro, Crianças e Muitas Histórias” que reúne, pela primeira vez, os amigos do Menino Maluquinho com a Turma da Mônica, para criar histórias inclusivas.

 

Rafaella Franciscatto
Formada em marketing, atua na área comercial e trabalha há quase 3 anos com negócio de impacto na Hand Talk, startup de acessibilidade digital.

 

 

Roberta Asse
Formada em arquitetura pela FAU-USP, é designer gráfica, tendo participado de projetos premiados e publicações em meio digital e impresso. Ilustradora do livro Jota e Chico, projeto da Turma do Jiló, livro com acessibilidade digital que trata de inclusão e a diversidade.

 

 

Thaissa Alvarenga
O nascimento do filho Francisco com síndrome de Down, mudou a carreira de Thaissa Alvarenga, que enxergou no terceiro setor novas oportunidades com propósito. Fundou a ONG Nosso Olhar, com o objetivo de mobilizar a sociedade para a causa da inclusão, levar informações, desmistificar e quebrar preconceitos. Ao longo desse caminho vem construindo parceria, seu mais novo projeto aposta nos quadrinhos para levar informação às escolas junto com a Ziraldo Artes Produções, o Chico e as Marias vão coprotagonizar as aventuras do Menino Maluquinho, na série de cartilhas feitas para promover a inclusão.

 

Thiago Franco
Educador, Contador de Histórias e Ator. Especializado em Linguagens da Arte pela USP. Autor do livro infantil “O Rei Careca”, 2019. Editora Mais Diferenças. Já atuou em oficinas culturais em instituições como Instituto Moreira Salles SP. AMBI (associação de Famílias Brasileiras na Irlanda) – Dublin e ABM (Associação Brasileira em Madrid) – Madri, Secretaria de Educação Franco da Rocha e Rio Claro SP.