ENSINO FUNDAMENTAL II
Desafío STEM – Latinoamérica
Alunos do 8º ano desenvolvem projeto para o concurso internacional
Por: Ruan Santos | 27 de junho de 2025
No encerramento da programação do Cervantes Divulga do primeiro semestre, um projeto idealizado por alunos voluntários do 8º ano do Fundamental envolveu os estudantes em um desafio empolgante, que incluiu investigação científica, levantamento de hipóteses e busca por soluções para um problema com impacto social. Desenvolvido entre os meses de maio e junho no Espaço STEAM do Colégio, sob orientação dos professores do Departamento de Ciências Naturais, Joan Josep Miro Ortega, Enrico de Vincenzo Cacella, e pelo instrutor da Sala STEAM, Cleyton Oliveira, o projeto é parte da missão proposta pela primeira fase do Desafío STEM Latinoamérica — uma iniciativa internacional que une ciência, criatividade e colaboração entre estudantes de diferentes países na 2ª Feira Online de Ciências.
Com a participação de jovens de 13 a 17 anos, nossos alunos competem pelo Nível 2 do desafio, na subcategoria “Projetos Ambientais e Ciências”. Ao longo de seis semanas, eles passaram por etapas essenciais da investigação científica, identificando um problema de interesse coletivo e organizando suas ideias em torno de uma pergunta investigativa. Em seguida, os estudantes deram início à formulação de hipóteses e ao planejamento de um projeto escrito (o documento final), e, por fim, produziram um vídeo de apresentação de 2 minutos, que resume, em formato audiovisual, os principais resultados da pesquisa.
O Desafío STEM Latinoamérica é uma feira de ciências virtual promovida pela plataforma educativa Science Bits, que é utilizada em algumas atividades do Colégio, com apoio do grupo International Science Teaching Foundation (ISTF). Voltado a estudantes de Ensino Fundamental e Médio de escolas de toda a América Latina, o concurso propõe o desenvolvimento de projetos científicos interdisciplinares com base na abordagem STEM — que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Nesta primeira fase, os trabalhos são avaliados por especialistas da área de ensino de ciências, que escolhem as propostas mais bem fundamentadas e com maior potencial de impacto. Os projetos selecionados avançam para a fase final, que reúne escolas de diferentes países para uma disputa internacional em diversas categorias. Nessa etapa, os grupos apresentam seus resultados por videoconferência e concorrem a prêmios concedidos por especialistas em didática das ciências, que avaliam os projetos finalistas.
Além da oportunidade de representar o Colégio em uma competição internacional, os alunos envolvidos estão desenvolvendo, na prática, habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação científica e trabalho em equipe. A experiência tem promovido o protagonismo estudantil e despertado o interesse pela investigação como ferramenta de transformação.
- Por: Gabriela Aragão
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