INSTITUCIONAL
Jornada de Divulgação Científica e Matemática
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de junho de 2025.
Ao longo do mês de junho, o Colégio Miguel de Cervantes promoveu a Jornada de Divulgação Científica e Matemática, um projeto educativo que envolveu todas as etapas de ensino, e reforçou o compromisso da instituição com a formação de estudantes curiosos, críticos e protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem.
A programação teve início no dia 10 de junho com o Congresso Interno: Divulga, uma iniciativa que proporcionou aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de apresentar mais de 80 trabalhos de pesquisa, desenvolvidos em diferentes áreas das ciências exatas e naturais. Um dos diferenciais do congresso foi a diversidade de idiomas: os estudantes apresentaram seus projetos em português, espanhol e inglês, o que promoveu não apenas o intercâmbio de ideias científicas, mas também o exercício da comunicação em diferentes línguas.
O primeiro dia foi encerrado com uma palestra inspiradora do professor Nilson Machado, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), que estimulou os estudantes a refletirem sobre a importância da narrativa na construção do conhecimento. Para o professor, dados e informações só adquirem significado quando organizados em torno de uma boa história. É a narrativa que confere sentido, propósito e promove a aprendizagem de maneira efetiva.
No segundo dia da Jornada de Divulgação Científica do Cervantes, os alunos do Ensino Médio participaram de oficinas ministradas por professores e convidados, explorando uma diversidade de temas que despertaram curiosidade e novos interesses.
No Teatro, durante a cerimônia de encerramento do Congresso, foram premiados os cinco melhores trabalhos. Além disso, foram entregues medalhas, certificados e menções honrosas aos alunos que se destacaram em olimpíadas acadêmicas como a OBMEP, o Canguru, a OLITEF e a ONC.
O evento terminou com a conferência da professora Dra. Sonia Guimarães, uma referência na ciência brasileira.
Destaque da Jornada:
Conferência da professora Sonia Guimarães (ITA)
O grande momento da Jornada foi a conferência, realizada no dia 11 de junho, da professora Dra. Sonia Guimarães, que trouxe ao palco do colégio uma história de superação, dedicação e compromisso com a ciência.
Primeira mulher negra brasileira doutora em Física, Sonia também foi a primeira a lecionar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde ingressou como docente em 1993, num momento em que a instituição ainda não aceitava mulheres como alunas.
Com uma linguagem acessível e envolvente, a professora compartilhou com os estudantes sua trajetória acadêmica, os desafios enfrentados ao longo da carreira e a importância de acreditar no próprio potencial. Sonia ressaltou como o estudo e a persistência abriram caminhos que, por muito tempo, pareciam inatingíveis.
Entre os reconhecimentos mais recentes de sua trajetória, destacam-se a Medalha Santos Dumont de Honra ao Mérito, recebida em 2023, e o título de uma das 100 pessoas mais inovadoras da América Latina, concedido pela Bloomberg Línea.
Sua fala, permeada de emoção e determinação, foi um convite à reflexão sobre inclusão, diversidade e o papel transformador da ciência na vida das pessoas e na construção de uma sociedade mais justa.
Ciência em todos os ciclos
A Jornada seguiu com uma programação que envolveu também os alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Durante a semana, as turmas do 3º e 5º ano vivenciaram uma verdadeira viagem pelo espaço com o planetário móvel Urania, que proporcionou uma imersão nas curiosidades do Sistema Solar.
No dia seguinte, os estudantes do 4º e 5º ano participaram de uma dinâmica de Gincana Matemática, que estimulou o raciocínio lógico e o trabalho em equipe por meio de desafios interativos.
A interdisciplinaridade também esteve presente nas atividades da eletiva de Ciências Forenses do Ensino Médio, que promoveu uma ação especial com os alunos do 5º ano, desafiando-os a solucionar enigmas baseados em conhecimentos sobre o corpo humano.
Já nos dias 16 e 17 de junho, foi a vez dos alunos do Fundamental I apresentarem os projetos do Divulga Ciência, com destaque para os estudos sobre a adaptações de plantas e animais, a classificação de seres vivos e o funcionamento do planeta Terra.
No 4º ano, os estudantes participaram de uma prática de laboratório dedicada ao estudo das leveduras, compreendendo o papel dos fungos microscópicos na produção do pão, um exemplo claro de como a ciência está presente no cotidiano.
No 8º ano do Fundamental II, os alunos voluntários seguem se reunindo semanalmente no Espaço STEAM para o desenvolvimento de um projeto que será apresentado na edição latino-americana do Desafio STEAM, uma feira internacional de ciências que propõe desafios reais para serem solucionados com criatividade e rigor científico.
Até os pequenos da Educação Infantil foram envolvidos: as turmas do Infantil 4 participaram de uma visita especial à horta do colégio, aprendendo sobre as abelhas sem ferrão, espécies nativas do Brasil e fundamentais para a polinização e o equilíbrio ambiental.
A programação de divulgação científica também se estenderá para os próximos meses. A partir de 23 de agosto, o foyer do teatro do Colégio ganhará novas cores e formas com a abertura da Exposição de Fotografia Matemática e Científica, que reunirá imagens produzidas por alunos do 6º ao 9º ano do Fundamental II.
As fotografias, resultado de oficinas realizadas em junho, expressam a conexão entre arte, ciência e matemática por meio de olhares criativos e investigativos. A exposição ficará aberta até o dia 29 de setembro, quando acontecerá a premiação das melhores imagens.
Mais do que uma sequência de atividades, a Jornada de Divulgação Científica e Matemática é um exemplo concreto do compromisso do Colégio Miguel de Cervantes com uma educação que valoriza o questionamento, a investigação e a construção coletiva do saber.
Ao aproximar os alunos de diferentes faixas etárias do universo científico, a escola contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da capacidade de resolver problemas complexos – habilidades fundamentais para o século XXI.
Iniciativas como essas ampliam horizontes e ajudam a formar uma nova geração de jovens pesquisadores, mais conscientes do seu papel como agentes de transformação social.
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
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- Foto: Ruan Santos
- Foto: Marina Savioli
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- Foto: Marina Savioli
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- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
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- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
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- Foto: Ruan Santos
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
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- Foto: Ruan Santos
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- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Gabriela Aragão
- Foto: Ruan Santos
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- Foto: Gabriela Aragão
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- Foto: Gabriela Aragão
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